MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PF deve emitir passaporte definitivo para homem com viagem marcada à Rússia
Documento

PF deve emitir passaporte definitivo para homem com viagem marcada à Rússia

O cidadão solicitou o documento 30 dias antes do embarque mas ainda não havia recebido, diante da suspensão da emissão por falta de verba.

Da Redação

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Atualizado às 07:41

A juíza Federal Sônia Diniz Viana, da 6ª vara de Belo Horizonte/MG, deferiu liminar para determinar ao delegado de Polícia Federal da cidade que emita e disponibilize o passaporte definitivo de homem que embarcará em viagem nesta quarta-feira, 26.

Viagem marcada

O impetrante do MS contou que tem viagem de negócios para Moscou, na Rússia, no entanto, está com seu passaporte expirado; vale lembrar, há aproximadamente um mês a PF anunciou a suspensão da emissão de passaportes por ausência de limite orçamentário para tanto.

O homem havia solicitado novo passaporte em 27 de junho, 30 dias antes do embarque, tendo pago a taxa de emissão antes do horário de suspensão divulgado, mas até o momento, mesmo diante da notícia acerca da volta da emissão dos passaportes, não teve o seu documento emitido.

No caso, o passaporte de emergência que ele detém não é aceito para entrada no país de acordo com a embaixada da Rússia, sendo de fato necessário o documento definitivo.

Perigo da demora

Considerando comprovada a viagem, com a emissão dos bilhetes de ida e volta, além de reserva no hotel, a magistrada anotou que o pressuposto referente à probabilidade do direito invocado pelo impetrante faz-se presente, "pois, ao que tudo indica, os requisitos para a obtenção do passaporte já foram devidamente atendidos na via administrativa, ensejando, inclusive, a emissão do passaporte de emergência pela Polícia Federal".

Destacando que as exigências para o passaporte de emergência são as mesmas previstas para o documento definitivo, a juíza lembrou que "o transtorno vivenciado pelos solicitantes de passaporte, em diversas localidades do país, constitui fato notório".

Concluindo como presente o perigo na demora, determinou então à autoridade impetrada a emissão do documento definitivo.

Atuam na causa pelo impetrante do MS os advogados Daniel Batista Oliveira e Paulo Emílio Ribeiro de Vilhena Neto, ambos da banca Salgado Duarte Oliveira Advogados.

  • Processo: 1005006-56.2017.4.01.3800

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.