MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TV Migalhas: Especialistas criticam efeito vinculante de precedentes judiciais

TV Migalhas: Especialistas criticam efeito vinculante de precedentes judiciais

O ministro Ribeiro Dantas e o advogado Nelson Nery Junior explicam a singularidade no sistema judiciário brasileiro.

Da Redação

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Atualizado às 08:49

A estrutura do sistema dos precedentes no sistema jurídico brasileiro foi tema de entrevista na TV Migalhas. Durante congresso do IBDP, o ministro do STJ Ribeiro Dantas e o advogado Nelson Nery Junior criticaram o "efeito vinculante" das decisões.

O ministro do STJ Ribeiro Dantas comparou a estrutura brasileira com a do sistema inglês. "Lá você tem uma construção que vem do passado ao longo de muitas decisões num dado sentido. Aqui, muitas vezes, você cria um precedente para o futuro".

Para o advogado Nelson Nery Junior, o precedente, na verdade, é uma lei que o Poder Judiciário quer fazer e obrigar todos a seguirem. No entanto, segundo ele, a partir do momento em que o CPC diz que é vinculante e que os juízos tem que obedecer, aí passa a ser uma medida inconstitucional. "O Brasil criou esse sistema à moda nossa. Isso aqui é uma jabuticaba, só tem no Brasil. Não existe nenhum país do mundo que decisão judicial vincule e que Judiciário faça lei."

Assista:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA