MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ define competência interna em caso sobre responsabilidade da Samarco por tragédia ambiental
Corte Especial

STJ define competência interna em caso sobre responsabilidade da Samarco por tragédia ambiental

Prevaleceu a tese do relator, ministro Buzzi, pela competência da seção de Direito Público.

Da Redação

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Atualizado às 12:36

A Corte Especial do STJ decidiu nesta terça-feira, 19, que a 1ª seção é responsável por resolver controvérsia de responsabilidade civil que envolva o acidente ambiental da Samarco, em Minas Gerais, mesmo que o Estado não esteja no polo passivo da demanda.

O tema foi debatido em questão de ordem proposta pelo ministro Marco Buzzi, da 4ª turma (Direito Privado), que para prevenir possível divergência de posicionamentos, sugeriu a definição pela Corte Especial.

Na origem o processo trata de uma cautelar preparatória, ajuizada perante a justiça estadual de MG, em face da Samarco, na qual o município de Tumiritinga alega que os rejeitos de minérios decorrentes do rompimento da barragem escoaram pelo Rio Doce, causando uma série de prejuízos, e assim pretende impor uma série de obrigações de fazer à mineradora.

Na tentativa de fixar critérios que possam definir a competência para o litígio, o ministro Buzzi destacou que os conceitos de macro e micro ambiente servem para dirimir eventuais dúvidas.

"É da competência regimental da 2ª seção a análise de questões afetas a responsabilidade civil, exceto quando se tratar de responsabilização do Estado. Nesta competência inclui-se também a responsabilidade oriundas de danos ambientais."

Para Buzzi, no entanto, deve ficar limitada a competência da 2ª seção às demandas em que o bem a ser tutelado for de ordem micro ambiental.

"Nas hipóteses em que se vislumbrar pretensão de restauração, recomposição do meio ambiente, em geral, o macro bem, a natureza publicista da demanda fará preponderar a competência da 1ª seção."

Assim, segundo o relator, a cautelar preparatória de ACP manejada pelo município de para minimizar os eventos danosos do evento ambiental é matéria de fundo de interesse geral tutelada por Direito Público, com análise do macro bem e eventual interesse da própria União: "No caso, não há nenhum interesse individual, defende-se exclusivamente interesses gerais, amplos." Dessa forma, declinou da competência em favor da 1ª seção.

A primeira divergência posta foi a do ministro Mauro Campbell, que embora concorde com a tese de mérito - a competência da 1ª seção -, entendeu que não era o caso de decisão da Corte Especial sobre a matéria, e assim não conheceu da questão de ordem.

A segunda divergência, mais ampla, foi a do ministro Luis Felipe Salomão, para quem o caso seria de competência da 2ª seção, uma vez que o Estado não está no polo passivo da demanda, que trata exclusivamente de responsabilidade civil.

No cômputo geral da votação, a decisão foi por maioria acompanhando o relator Buzzi, após a ministra Nancy ponderar que era importante a definição do tema pela Corte. Ficaram vencidos o ministro Mauro Campbell na parte em que não conhecia da questão e o ministro Luis Felipe Salomão quanto ao mérito da competência.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.