MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Para advogado, indenização a Chico Buarque tem efeito pedagógico
Dano moral

Para advogado, indenização a Chico Buarque tem efeito pedagógico

Luiz Augusto Filizzola D'Urso defende a decisão proferida pelo TJ/RJ, que condenou réu por comentário ofensivo no Instagram.

Da Redação

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Atualizado às 07:23

A 8ª câmara Cível do TJ/RJ condenou o jornalista e antiquário João Pedrosa, a pagar R$ 100 mil de indenização, a título de danos morais, por ofensa publicada no Instagram da filha de Chico Buarque, além de determinar que se publique a decisão deste caso nos jornais "O Globo" e "Folha de São Paulo".

Comentando a decisão e a proliferação de ofensas na internet, o advogado Luiz Augusto Filizzola D'Urso, do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados, e presidente da Comissão Nacional de Estudos dos Cibercrimes da ABRACRIM - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, pondera que esta decisão, embora em valores elevadíssimos, tem um efeito pedagógico e deve ser amplamente divulgada.

O processo foi movido por Chico Buarque e integrantes da família contra o jornalista, que escreveu o comentário: "Família de canalhas! Que orgulho de ser ladrão", em uma foto publicada no Instagram de Silvia Buarque (filha de Chico). Em 1ª instância a condenação havia sido de 25 mil reais de indenização por danos morais. Pena agora majorada pelo tribunal carioca.

Além de Chico Buarque, receberão parte da indenização suas filhas, Silvia, Helena e Luiza, e sua ex-mulher, Marieta. "Esta decisão demonstra, mais uma vez, que a internet não é uma terra sem leis ou um espaço em que tudo é permitido, e deve servir de exemplo a todos que utilizam as redes para realizar ofensas pessoais, além do que, todos que provocam um dano, mesmo que moral, devem indenizar a vítima que suportou este dano, lesão esta que cresce quando disseminada pela web".

Para o especialista em crimes na internet, "o anonimato é relativo, e quem ofende, mesmo que utilize um perfil falso, pode ser identificado e responsabilizado. Inclusive, nestes casos como o do Chico Buarque, o ofensor poderá também responder por um crime contra a honra (difamação, injúria ou calúnia), podendo ser condenado criminalmente".

O advogado faz um alerta para as vítimas de crimes na internet: "infelizmente, o ódio mora no smartphone ao lado [...] todos que receberem uma mensagem ofensiva em suas redes socias devem prontamente procurar um advogado, para preservar a prova por meio de uma ata notarial e ingressar com as medidas judicias necessárias. Só assim conseguiremos coibir esses cibercriminosos".

______________


Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA