MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro garante tratamento ambulatorial a réu que não apresenta riscos à sociedade
STF

Ministro garante tratamento ambulatorial a réu que não apresenta riscos à sociedade

Réu foi absolvido e tratamento foi aplicado como medida de segurança.

Da Redação

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Atualizado em 23 de fevereiro de 2018 16:30

O ministro Marco Aurélio, do STF, deferiu liminar para restabelecer decisão que garantiu tratamento ambulatorial a um réu denunciado por estupro com violência presumida em razão de a vítima não ser maior de 14 anos.

O juízo da 1ª vara Criminal de Apucarana/PR absolveu-o, reportando-se ao artigo 386, inciso VI, do CPP. Aplicou medida de segurança consistente em tratamento ambulatorial, pelo prazo mínimo de 1 ano, a perdurar até a cessação da periculosidade.

A medida, contudo, foi suspensa após pedido do MP, sendo determinada a internação provisória para realização de exame de sanidade mental e de dependência química, apontando a periculosidade do paciente. O mandado de prisão foi cumprido em 25 de
setembro de 2017.

Em sua decisão, o ministro Marco Aurélio destacou que o artigo 184 da LEP prevê que o tratamento ambulatorial poderá ser convertido em internação se revelada a incompatibilidade do agente com a medida. "O Juízo, na decisão alusiva à internação provisória, assentou não se ter iniciado o tratamento ambulatorial, ante a ausência de localização de enderenço do paciente na Comarca. A par disso, no Laudo Psiquiátrico nº 428/2017, concluiu-se, em resposta aos quesitos formulados pelo Juízo, no de letra 'E', que, 'se solto, realizando tratamento ambulatorial e tomando a correta medicação", o paciente 'não apresenta riscos à sociedade'."

Assim, o ministro deferiu a liminar para restabelecer, até o julgamento final da impetração, o pronunciamento por meio do qual determinada a submissão do paciente a tratamento ambulatorial, observadas as condições estipuladas.

O advogado Guilherme Maistro Tenório Araújo representa o paciente no caso.

Veja a íntegra da decisão.

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...