MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Planos econômicos: STJ fixa medidas para processos no âmbito da Corte
Acordo

Planos econômicos: STJ fixa medidas para processos no âmbito da Corte

Novos processos serão travados e devolvidos à origem. Antigos poderão escolher no futuro se desejam julgamento.

Da Redação

quarta-feira, 14 de março de 2018

Atualizado às 15:04

A 2ª seção do STJ debateu nesta quarta-feira, 14, as medidas a serem tomadas no âmbito da Corte sobre os processos que tratam dos planos econômicos.

O colegiado decidiu que os novos processos serão trancados já na distribuição e devolvidos à origem, aguardando o prazo de 24 meses para adesão ao acordo homologado pelo STF.

Com relação aos processos já distribuídos aos ministros, esses aguardarão o funcionamento da plataforma online que será criada para adesão ao acordo; com o funcionamento da plataforma, os ministros intimarão as partes para que, em 60 dias, se manifestem sobre o interesse ou não no julgamento dos processos.

No mês passado, o ministro Lewandowski homologou o acordo firmado entre bancos e poupadores acerca da correção das aplicações na poupança durante a entrada em vigor dos planos econômicos Bresser, de 1987, Verão, de 1989, e Collor 2, de 1991. Os ministros Toffoli e Gilmar também homologaram o acordo no âmbito dos recursos que relatam.

A discussão foi colocada na 2ª seção pelo presidente do colegiado, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, que em conversa com a presidente do Tribunal Laurita Vaz, combinou que a posição da seção seria prontamente acatada.

As possibilidades em discussão foram: (i) suspender todos os processos durante o prazo para adesão ao acordo, que é de 24 meses; (ii) intimar as partes para se manifestarem sobre o interesse no andamento ou não do processo; (iii) devolver os processos para os tribunais de 2º grau, aguardando adesão ou não ao acordo coletivo dentro do prazo homologado pelo Supremo.

A ministra Nancy Andrighi foi a primeira a propor a intimação das partes para que se manifestem quanto ao interesse no julgamento de seus casos ou se pretendem aderir ao acordo firmado com os bancos.

Mais adiante o ministro Antonio Carlos Ferreira sugeriu que tal intimação se desse após o pleno funcionamento da plataforma online que será criada para a adesão.

O ministro Bellizze destacou: "Não há solução perfeita, cada uma tem seu custo, conveniências e inconveniências. Não é a hora de excluir. A decisão hoje não deve ser tão definitiva, porque nós também temos dúvidas se podemos prosseguir [com o julgamento]. O momento não é de movimento." Vale dizer, preocupa a ministra Nancy o fato de que muitos dos processos têm idosos como partes.

Por sua vez, a ministra Isabel Gallotti ponderou: "Se a parte quer que julgue agora, podemos julgar isso no mérito, sendo que os recursos extraordinários com repercussão geral continuam pendentes no Supremo? O Supremo não os extinguiu, deu o prazo de dois anos. Na hora que o Supremo deu o prazo, ficou ao nosso alvedrio julgar?"

Por fim, prevaleceu a orientação intermediária com relação aos processos antigos de que as partes serão futuramente intimadas e, a partir do momento que os ministros souberem como foi a adesão ao acordo, decidirem os próximos passos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.