MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ de Pernambuco destoa do país quanto à participação feminina
Participação feminina

TJ de Pernambuco destoa do país quanto à participação feminina

Diversidade de gênero nos Tribunais é bandeira antiga, mas de difícil concretização.

Da Redação

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Atualizado em 13 de agosto de 2018 18:29

A ministra Rosa Weber assume nesta terça-feira, 14, a presidência do TSE, única mulher na Corte, e comandará o pleito mais conturbado da história política recente do país. Já as ministras Cármen Lúcia e Laurita Vaz deixam o comando, respectivamente, do STF e do STJ.

t

A diversidade de gênero nos Tribunais é bandeira antiga, mas de difícil concretização. Conforme pesquisa realizada por Migalhas, não houve grande mudança da participação feminina nos Tribunais Superiores e TJs no último ano.

O Supremo continua com duas magistradas (Rosa e Cármen), 18,18%, ao passo que o STJ permaneceu com seis mulheres em sua composição de 33 magistrados (também 18,18%). A ministra Regina Helena Costa foi a última a entrar no Tribunal da Cidadania, em agosto de 2013. Após a posse de S. Exa., outras seis vagas foram preenchidas no período de 2014 a 2016, todas por ministros.

O TST é o Tribunal Superior, em termos percentuais (23,07%), com maior participação feminina em sua composição: atualmente são seis mulheres entre as 26 vagas ocupadas (há uma vaga a ser preenchida).

Nos Tribunais Federais, o da 5ª região é o único que não tem, na atual composição, uma desembargadora (0%!). O TRF-3, por sua vez, tem 12 mulheres entre os 42 desembargadores (28,57%) e é presidido pela desembargadora Therezinha Cazerta, que tomou posse no cargo no início do ano.

Os TRFs da 1ª, 2ª e 4ª região têm 27 desembargadores; respectivamente, são cinco (18,51%), cinco (18,51%) e sete mulheres (25,92%).

No caso dos TJs, os Tribunais dos Estados de AL, AP, PE, PI, RO e RR têm apenas uma desembargadora. Nos maiores Tribunais, em termos de vagas, a participação feminina também oscila: em SP, são 29 entre os 360 desembargadores; já no RJ, são 59 mulheres entre os 180 desembargadores.

Veja abaixo como está a participação feminina nos Tribunais estaduais, em valores aproximados:

TJ

Mulheres

TJ

Mulheres

Pará

60%

Minas Gerais

17%

Bahia

48%

Paraná

16%

Acre

42%

Paraíba

16%

Ceará

35,5%

Rio Grande do Norte

13%

Mato Grosso

33%

Santa Catarina

13%

Tocantins

33%

Amapá

11%

Rio de Janeiro

33%

Espírito Santo

11%

Rio Grande do Sul

28%

São Paulo

8%

Distrito Federal

25%

Alagoas

7%

Sergipe

23%

Mato Grosso do Sul

6%

Amazonas

23%

Piauí

5%

Goiás

22%

Rondônia

5%

Roraima

20%

Pernambuco

2%

Maranhão

17%

Fonte: Migalhas

 

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...