MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. União deve fornecer imediatamente medicamento a menina portadora de AME
Atrofia Muscular Espinhal

União deve fornecer imediatamente medicamento a menina portadora de AME

A 4ª turma do TRF da 5ª região reverteu decisão anterior ao entender que nota técnica do Ministério da Saúde sobre medicação foi omissa.

Da Redação

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Atualizado às 08:05

A 4ª turma do TRF da 5ª região acolheu pedido feito pelo Conselho Federal da OAB e determinou que a União adote imediatamente medidas para que a medicação Spinraza seja disponibilizada a uma menina de 12 anos portadora de Atrofia Muscular Espinhal - AME tipo III.

t

Em 1º grau, o juízo da 3ª vara Federal da Paraíba determinou, em liminar, que o Ministério da Saúde adotasse medidas para o fornecimento gratuito do medicamento Spinraza à menina de 12 anos. A União ingressou com recurso no TRF da 5ª região, requerendo a suspensão da decisão.

Ao analisar o caso, na ocasião, a 4ª turma do Tribunal suspendeu a determinação de fornecimento da medicação. O colegiado atendeu requerimento da AGU que apresentava informações contidas em uma bula, citada em nota técnica da Anvisa disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Omissão

Durante audiência pública realizada no Senado, a Anvisa apresentou parecer no qual estavam presentes informações que não constaram nos autos julgados pelo TRF da 5ª região. Na audiência, a menina que postulou o medicamento esteve presente e falou sobre a doença e a decisão do Tribunal que suspendeu a concessão do medicamento. Veja.


Em razão do parecer apresentado pela agência, o conselho Federal da Ordem, que atua como amicus curiae no processo, requereu, em agravo de instrumento, que a União adotasse, imediatamente, medidas necessárias para a disponibilização do medicamento à menina.

Antes do início do julgamento do agravo nesta terça-feira, 21, o advogado Felipe Sarmento, representante do Conselho Federal da OAB, afirmou que a 4ª turma havia sido induzida a erro pelo Ministério da Saúde, que teria omitido informações na nota técnica.

Ao analisar o agravo, o relator na 4ª turma do TRF da 5ª região, desembargador Rubens Canuto, considerou que a nota técnica assinada pelo Ministério da Saúde foi omissa em relação aos essenciais ao julgamento do caso quanto ao reconhecimento pela Anvisa da eficácia do medicamento para o tratamento da doença independentemente da idade do paciente.

"Tratando-se de uma Nota Técnica, as informações deveriam ser expostas na sua completude. Deveria ter sido esclarecido que a Anvisa havia reconhecido e registrado a eficácia do medicamento, ainda que, posteriormente, os médicos tecessem alguma consideração acerca desse fato, na intenção de impugná-lo. Agora, o que não poderia e, repito, isso é demasiado absurdo, são três médicos subescreverem um documento como esse, não fazendo a mínima referência a essa informação."

Com isso, o magistrado votou por reverter a decisão anterior do TRF da 5ª região e por condenar a União ao pagamento de multa por litigância de má-fé, além de determinar que ela adote, imediatamente, medidas necessárias para que o medicamento Spinraza seja disponibilizado à menina.

O voto foi seguido à unanimidade pela 4ª turma do TRF da 5ª região.

  • Processo: 0804063-29.2018.4.05.0000

Informações: TRF da 5ª região.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.