MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ex-governador Beto Richa é preso no Paraná
Prisão

Ex-governador Beto Richa é preso no Paraná

Esposa de Beto Richa, Fernanda Richa, e Deonilson Roldo, que é ex-chefe de gabinete do ex-governador, também foram presos.

Da Redação

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Atualizado às 08:41

O ex-governador do Paraná Beto Richa, candidato ao Senado pelo PSDB, foi preso hoje, 11, pelo Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP/PR em Curitiba/PR.

t

O  político é alvo de duas operações: uma realizada pelo MP/PR, pela qual foi preso, e outra da PF, em uma nova fase da Lava Jato. 

A investigação do Gaeco é sobre o programa Patrulha do Campo, e a operação foi batizada de "Rádio Patrulha". Ao todo, são 15 mandados de prisão. A esposa de Beto Richa, Fernanda Richa, e Deonilson Roldo, que é ex-chefe de gabinete do ex-governador, também foram presos. Vale lembrar que Deonilson é réu na Lava Jato e também foi alvo de prisão da PF.

Também foram presos pelo Gaeco o irmão de Beto Richa, Pepe Richa; Ezequias Moreira, ex-secretário de cerimonial de Beto Richa; Luiz Abib Antoun, parente do ex-governador; Edson Casagrande, ex-secretário de Assuntos Estratégicos e Celso Frare, empresário da Ouro Verde.

Operação Piloto

O ex-governador também foi alvo da operação Piloto, decorrente da 53ª fase da Lava Jato, deflagrada hoje pela PF. O objetivo da operação é apurar o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e privados, no Estado do Paraná. São 36 ordens judiciais nas cidades de Salvador/BA, São Paulo/SP, Lupianópolis/PR, Colombo/PR e Curitiba/PR.

A investigação apurou um suposto pagamento milionário, feito no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, visando possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.

As condutas investigadas podem configurar, em tese, os delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

________________

A empresa Ouro Verde emitiu nota informando que prestou serviços de locação de máquinas e equipamentos pesados ao Estado do Paraná durante o período de abril de 2013 a julho de 2015 após sagrar-se vencedora em processo licitatório público, e que cumpriu todas as suas obrigações legais no âmbito de tal contratação. A Ouro Verde ainda afirma que "nega qualquer envolvimento com relação a qualquer ato ilícito, e tem plena convicção de que demonstrará isso de forma cabal às autoridades competentes".

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.