MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Especial 30 anos: Dois artigos da Constituição não foram votados pela Constituinte
Constituição de 1988

Especial 30 anos: Dois artigos da Constituição não foram votados pela Constituinte

Ministro aposentado Nelson Jobim manteve anos de segredo por pacto com presidente da Assembleia.

Da Redação

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Atualizado em 4 de outubro de 2018 17:38

Nem todos os artigos da Constituição foram votados pela Assembleia Constituinte. Assim revelou, após cumprir pacto de 15 anos de silêncio, o ministro aposentado do STF e constituinte de 88 Nelson Jobim.

t

A revelação foi feita em 2003, ao jornal O Globo. Jobim contou ao matutino que houve a inserção de dois artigos "de última hora" no texto constitucional. Um dos artigos enxertados é o 2º, que trata da separação de Poderes:

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Houve também introdução de artigo sobre a autonomia das universidades.

Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Em entrevista ao Migalhas, Jobim narrou a história da Constituinte e explicou como e por que isto se deu. Assista.

 

De acordo com Jobim, terminado o primeiro turno de votações dentro da Assembleia, percebeu-se que ainda faltava muita coisa. No segundo turno, a rigor, só poderiam ser votados temas que já haviam sido votados anteriormente. O que não conseguisse maioria absoluta, por sua vez, saia do texto.

Quando o documento foi para a comissão de redação, veio o problema: verificou-se a falta de assuntos importantes, como a questão da independência e harmonia entre os Poderes. Segundo Jobim, não havia motivo para não estar no texto, já que a questão havia sido discutida.

Houve, então, uma reunião da comissão de redação, e, por concordância unânime, decidiu-se introduzir o artigo, mesmo sem votação.

Ao votar o texto final, Ulysses, presidente da Assembleia, fez uma votação não simbólica para ratificar o que aconteceu. "A Constituinte, na época, era soberana. Podia decidir a forma como bem entendesse."

Polêmica

A revelação gerou grande polêmica. À época, o ministro foi duramente criticado, chegando até a falar-se em impeachment. Outros magistrados, por sua vez, saíram em defesa de Jobim, como Flávio Dino, juiz Federal e ex-presidente da Ajufe:

"Somente um formalismo jurídico extremado e torto pode conduzir ao raciocínio de que o descumprimento de normas regimentais abala a legitimidade ou a validade jurídica da Constituição de 1988."

O assunto acabou sendo encaminhado à Comissão de Estudos Constitucionais da OAB, para possíveis providências. Ao final, a OAB rejeitou as três representações contra o ministro.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...