MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Jean Wyllys pode proferir adjetivos pejorativos contra Bolsonaro
Imunidade parlamentar

Jean Wyllys pode proferir adjetivos pejorativos contra Bolsonaro

A 12ª câmara Cível do TJ/RJ julgou ação indenizatória ajuizada por presidenciável por causa de entrevista concedida por Wyllys em 2017.

Da Redação

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Atualizado às 11:08

O deputado Federal Jean Wyllys não deverá se abster de proferir adjetivos pejorativos contra o também deputado Federal e candidato à presidência da República Jair Bolsonaro. Decisão é da 12ª câmara Cível do TJ/RJ, ao julgar ação indenizatória ajuizada pelo presidenciável e considerar imunidade parlamentar e direito à liberdade de expressão.

t

Em 2017, durante uma entrevista, Wyllys teria chamado Bolsonaro de "fascista", "desonesto", "canalha", entre outros, e imputado a ele a prática de crimes como lavagem de dinheiro e prática de caixa dois. Por essa razão, o candidato à presidência ingressou com ação indenizatória contra o parlamentar, com pedido liminar no qual requeria que Wyllys se abstivesse de proferir adjetivos pejorativos contra ele. Bolsonaro também afirmou que as imputações criminosas feitas por Wyllys denegriram sua honra e imagem.

Em 1º grau, o pedido foi julgado improcedente. Ao julgar recurso de Bolsonaro, a 12ª câmara Cível do TJ/RJ considerou que "no caso sub judice, estão em confronto dois direitos fundamentais, quais sejam, a liberdade de expressão e o direito à honra, o qual é consectário do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, devendo ser feita uma ponderação de valores constitucionais".

O colegiado frisou que "os parlamentares gozam de imunidade parlamentar, na forma do artigo 53 da Constituição da República" e que "referida garantia constitucional impede a responsabilização penal e/ou civil do parlamentar por suas opiniões, sejam elas emitidas nas dependências do Congresso Nacional ou não, devendo ser coibido eventuais excessos".

Com isso, a câmara negou provimento ao recurso de Jair Bolsonaro, mantendo a sentença.

Confira a íntegra do acórdão.

 

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...