MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "Falta de solução para o caso Marielle, após um ano, é uma vergonha", afirma presidente do IAB
Caso Marielle

"Falta de solução para o caso Marielle, após um ano, é uma vergonha", afirma presidente do IAB

Rita Cortez abriu seminário sobre o atual contexto político brasileiro para a mulher nesta terça-feira, 12.

Da Redação

quarta-feira, 13 de março de 2019

Atualizado às 13:39

A presidente nacional do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, fez duras críticas à "falta de solução para o assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes". As declarações se deram no final da tarde desta terça-feira, 12, na abertura do seminário sobre "O atual contexto político brasileiro para a mulher", promovido pela comissão da mulher do IAB, na sede da entidade, no Centro do Rio.

t

"Após um ano de investigação, é uma vergonha para o Brasil que o caso ainda não tenha sido totalmente esclarecido", afirmou. De acordo com Rita, "a falta de solução para o crime dá a dimensão da situação da mulher no país".

Segunda mulher a ocupar a presidência do instituto, fundado há 176 anos, a advogada disse que "o IAB ampliou a presença feminina nos seus quadros e tem atuado em defesa das liberdades democráticas e da igualdade, que inclui a ocupação dos cargos de relevância política do país pelas mulheres".

Seminário

Entre as palestrantes do seminário, estava a professora de Direito Penal da UFRJ e integrante do movimento feminista #partidA RJ, Luciana Boiteux, que afirmou durante o evento que "os homens medíocres temem a ocupação pelas mulheres dos espaços historicamente masculinos".

Outra palestrante, a desembargadora do TJ/RJ e diretora de igualdade racial da OAB/RJ, Ivone Ferreira Caetano, ressaltou a presença minoritária das mulheres no Congresso Nacional. "A política brasileira ainda é muito masculina, como demonstram as pesquisas segundo as quais o país ocupa a 136ª colocação no ranking mundial de representação feminina no Parlamento", afirmou.

Presidente da comissão da mulher do IAB, a ativista da causa das mulheres com deficiência Deborah Prates, que mediou os debates, afirmou: "Enquanto houver um ser humano no Brasil tendo a sua dignidade sendo desrespeitada, não é possível afirmar que vivemos numa democracia."

Impunidade

Em sua exposição, a juíza Katherine Jatahy, integrante da coordenadoria estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar do TJ/RJ (Coem), criticou a fragilidade da apuração dos assassinatos de mulheres."A impunidade continua sendo a regra nas investigações dos casos de feminicídio."

Para a doutoranda e mestre em Política Social pela UFF, Luciana Bittencourt, "a história contemporânea não pode ser compreendida sem o entendimento da violência contra a mulher na internet". De acordo com ela, "a violência física vem sendo acompanhada da violência simbólica".

Presidente da ONG Pela Vidda Rio e ativista da causa das pessoas transgênero, a advogada Maria Eduarda Aguiar falou sobre retrocessos que, segundo ela, estão ocorrendo na área da saúde, especialmente em relação ao atendimento aos transexuais.

___________

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...