MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dinheiro de acordo entre Lava Jato e Petrobras deve ir para União, defende AGU
Acordo Petrobras e MPF

Dinheiro de acordo entre Lava Jato e Petrobras deve ir para União, defende AGU

Em manifestação ao STF, advogado-Geral da União, André Mendonça, defende nulidade de acordo.

Da Redação

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Atualizado às 09:20

Na última segunda-feira, 1º, a AGU encaminhou manifestação ao STF na qual defende a nulidade do acordo firmado entre a força tarefa da Lava Jato e a Petrobras, que criava fundação bilionária de Direito Privado para administrar multa acordada nos EUA.

O acordo está suspenso desde o dia 15 de março, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que também determinou o bloqueio de todos os valores depositados pela Petrobras em conta corrente designada pelo juízo da 13ª vara Federal de Curitiba/PR.

  • Veja o acordo entre Petrobras/EUA.
  • Veja o acordo MPF/Petrobras. 
  • Veja a decisão que homologou o acordo. 
  • Veja o pedido do MPF para suspender a criação da fundação.
  • Veja a reclamação da Câmara.
  • Veja a ADPF da PGR.
  • Veja a ADPF do PT e PDT.

t

ADPF 568

Na ADPF 568, a PGR apontou que a decisão que homologou, em sua quase integralidade, o "Acordo de Assunção de Compromissos" celebrado entre o MPF e a Petrobras padece de vício de inconstitucionalidade.

Para Raquel Dodge, decisão judicial, inclusive as de natureza homologatória, que atribui a um órgão do Estado o desempenho de função e obrigações que extrapolam os limites constitucionais de sua atuação viola princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito, notadamente o da separação de poderes.

Na conclusão de Raquel Dodge, os membros da força-tarefa da Lava Jato desviaram-se de suas funções constitucionais ao assumirem o compromisso de desenvolver uma atividade de gestão orçamentária e financeira de recursos, por meio da fundação.

Dias antes do pedido feito por Raquel Dodge ao STF, a própria força-tarefa da Lava Jato solicitou à Justiça Federal a suspensão do acordo, ante "debate social sobre o destino dos recursos, noticiado pela mídia nacional".

Manifestação

t

Nesta segunda-feira, 1º, o advogado-Geral da União, André Mendonça, defendeu que o dinheiro seja direcionado integralmente aos cofres da União, "na qualidade de representante da sociedade brasileira, vítima de ilícitos praticados no âmbito da Petrobras" e pediu que a intermediação do recebimento do dinheiro seja feita pela CGU.

Para a AGU, a força-tarefa do MPF não tinha legitimidade para firmar ou negociar acordo do tipo e a Justiça Federal não seria o juiz natural para decidir sobre o ato, tendo ferido assim regras da Constituição.

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616