MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Hotel que abriu na Oktoberfest mesmo estando interditado deve pagar danos morais coletivos
Danos morais coletivos

Hotel que abriu na Oktoberfest mesmo estando interditado deve pagar danos morais coletivos

Decisão é da 1ª câmara de Direito Público do TJ/SC.

Da Redação

domingo, 28 de abril de 2019

Atualizado em 26 de abril de 2019 13:49

A 1ª Câmara de Direito Público do TJ/SC condenou, por danos morais coletivos, um hotel da região do Vale do Itajaí que mesmo estando interditado disponibilizou centenas de leitos durante a Oktoberfest.

t

Consta nos autos que a vigilância sanitária e o Corpo de Bombeiros interditaram o estabelecimento. Segundo laudo técnico, o hotel estava sem condições mínimas de segurança e de prevenção a incêndios. No entanto, desrespeitando a proibição e sem realocar os clientes, o estabelecimento abriu suas portas e disponibilizou mais de 160 leitos durante os dias de edição da festa, que ocorreu em 2009.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Luiz Fernando Boller, entendeu que o ato ilícito caracterizador do dano moral coletivo é o fato de que, mesmo estando interditado, o hotel "resolveu seguir adiante na exploração da atividade comercial".

"A tentativa de abrandar sua responsabilização sob a justificativa de que 'a evacuação ocorreu normalmente após a notificação de cancelamento da licença [...]' é frágil, e não retira a carga de risco a que os hóspedes foram submetidos, mesmo porque o realojamento dos consumidores só aconteceu após o Fiscal intentar uma segunda vistoria."

Para o magistrado, o hotel também desacatou ordem da vigilância sanitária do município, o que induziu os visitantes em erro, acreditando estarem legitimamente hospedados.

Dessa forma, o colegiado, ao seguir o voto do relator, condenou o hotel ao pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 30 mil.

  • Processo: 0027663-42.2009.8.24.0008

Confira a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA