MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Em operação intitulada "Advocatus Diaboli", Polícia Civil de Goiás prende advogado
Operação policial

Em operação intitulada "Advocatus Diaboli", Polícia Civil de Goiás prende advogado

Causídico é suspeito de participar de esquema de lavagem de dinheiro a partir de roubos e receptações.

Da Redação

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Atualizado às 08:23

Em operação intitulada "Advocatus Diaboli", a Polícia Civil de Goiás prendeu preventivamente em Anápolis na última terça-feira, 30, um advogado suspeito de participar de esquema de lavagem de dinheiro a partir de roubos e receptações em Goiás, São Paulo e Mato Grosso.

t

Segundo a Polícia Civil, o suspeito, aproveitando-se de sua condição de advogado, fazia a intermediação entre líderes do núcleo de organização criminosa que já se encontram presos.

A polícia informou também que o advogado é suspeito de ocupar uma posição de destaque em uma estruturada fação paulista, especialmente em relação à prática de lavagem de dinheiro proveniente de roubos e receptações de caminhões.

Para a polícia, a prisão do advogado desarticulou a organização criminosa. A Polícia Rodoviária Federal colaborou com as investigações.

"Advogado do diabo"

O nome dado pela Polícia Civil à operação que culminou na prisão do causídico significa, em latim, "advogado do diabo". Ao considerar que a expressão é pejorativa e atinge toda a classe profissional dos advogados, a Abracrim-GO - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas de Goiás repudiou o nome escolhido pela polícia para nomear a operação.

Veja a íntegra da nota de repúdio:

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas de Goiás vem a público emitir nota de repúdio ao nome de batismo da operação da polícia Civil, conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), intitulada de "Advocatus Diaboli", que culminou com a prisão preventiva de advogado.

Nas operações policiais usual o emprego do nome de batismo que estão diretamente ligados ao objeto da investigação. Na operação policial de hoje, as investigações apontam supostos crimes com envolvimento com a facção paulista denominada PCC. No entanto o nome de batismo usado nessa operação trouxe o nome de "advogado do diabo", expressão pejorativa que atinge toda classe profissional dos advogados.

Vivemos nesse país o estado democrático de direito, e não cabe a nenhuma instituição, na fase inquisitorial, "processar, julgar, condenar e execrar" qualquer pessoa sem o devido processo legal, de modo a macular toda uma classe de profissionais honrados. Sempre é preciso repetir, o inciso LVII do artigo 5º da Constituição da República, que assegura a todos o princípio da inocência.

Associar uma classe profissional ao crime em sede de apuração é sedimentar o processo de criminalização popular o qual lutamos para extinguir, é dar vasão a espetáculos midiáticos com condicionamento progressivo de opinião pública nos distanciando cada vez mais dos preceitos do Processo Penal Brasileiro e da Constituição Federal.

Os advogados criminalistas são essenciais para a realização e administração da justiça, protegendo o Estado democrático de direito e a presunção de inocência.

A ABRACRIM GO, defende toda e qualquer apuração de fato criminoso, posto que, todos são iguais perante a lei, em direitos e obrigações. Contudo, repudia veementemente qualquer ato que venha macular a classe de modo a criminalizar a advocacia criminal. Goiânia, 30 de abril de 2019.

Alex Neder
Presidente Estadual ABRACRIM GO
Lorena Ayres
Vice-Presidente ABRACRIM GO
Marcelo Di Rezende
Conselheiro
Luciana Valle
Ouvidora Estadual
Thiago Marçal
Secretário Geral
Marcelo Bareato
Diretor Institucional
Adriano Calheiros
Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas
Ronaldo David Guimarães
Presidente da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.