MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP: lei que proibia atividades pedagógicas sobre ideologia de gênero é inconstitucional
Inconstitucional

TJ/SP: lei que proibia atividades pedagógicas sobre ideologia de gênero é inconstitucional

Decisão foi tomada por unanimidade pelo Órgão Especial da Corte.

Da Redação

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Atualizado às 15:53

Por unanimidade, o Órgão Especial do TJ/SP declarou inconstitucional a lei 2.577/17 do município de Barueri, que proibia atividades que promovessem, incentivassem ou fomentassem a ideologia de gênero nas escolas da cidade. 

t

A ação direta de inconstitucionalidade foi ajuizada pelo procurador-Geral de Justiça de SP, Gianpaolo Poggio Smanio. Ele argumentou que o ato legislativo afronta o princípio federativo, porque usurpa competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional. 

Além disso, destacou que no que compete ao município legislar sobre educação, caberia ao Prefeito Municipal, e não a membro do Poder Legislativo, a iniciativa de leis disciplinando a grade curricular de ensino. 

O desembargador Carlos Bueno, relator, destacou que a lei é formalmente inconstitucional porque compete à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional e estabelecer normas gerais em matéria de educação. 

"Como a matéria é reservada à lei federal, a atividade legislativa local transbordou os limites constitucionais dentro dos quais seria permitido ao município apenas suplementar a legislação federal, porque a questão envolve interesse nacional, regional e local."

O magistrado também destacou que a lei contraria "a liberdade de ensinar e de aprender, o pluralismo de ideias, a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como a quaisquer preconceitos de classe, raça ou sexo, princípios esses prestigiados pelo artigo 237 e artigo 205 e seguintes da Constituição Federal de 1988". E completou: "Por isso, a norma também é materialmente inconstitucional".

Veja a íntegra do acórdão

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...