MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Partido questiona no STF emenda parlamentar que retira Coaf do ministério da Justiça
ADIn 6.147

Partido questiona no STF emenda parlamentar que retira Coaf do ministério da Justiça

O Podemos alega que a alteração feita pelo Congresso afronta princípio da separação dos poderes.

Da Redação

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Atualizado às 09:01

O partido político Podemos ajuizou, no STF, a ADIn 6.147. Na ação, a legenda questiona o processo legislativo que alterou a MP 870/19 - que reorganizou a estrutura dos órgãos da presidência da República e dos ministérios - para retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras da estrutura do ministério da Justiça e Segurança Pública, passando-o ao ministério da Economia.

t

Coaf

O Coaf foi criado em 1998 pela Lei da Lavagem de Dinheiro - 9.613/98 - no âmbito do ministério da Fazenda (atual ministério da Economia), "com a finalidade de disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas de atividades ilícitas".

Editada no início de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP 870/19 manteve as atribuições do órgão, mas o vinculou ao ministério da Justiça e Segurança Pública.

No processo de conversão da MP em lei - projeto de lei de conversão 10/19, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a volta do órgão para a pasta da Economia. O texto foi votado pelo Senado sem modificações.

ADIn 6.147

Na ADIn, o Podemos sustenta que a alteração do texto da MP afronta o princípio da separação dos poderes - artigo 2º da CF/88 - e invade a iniciativa legislativa privativa do presidente da República, estabelecida pelo artigo 61. O partido assinala ainda que, junto com a edição da MP, o presidente assinou o decreto 9.663/19, que aprovou o estatuto do Coaf como parte do ministério da Justiça.

Segundo a legenda, ainda que o presidente da República sancione a lei decorrente da conversão da MP com a mudança aprovada pelo Legislativo, sua posterior concordância não afasta o "defeito jurídico radical", ainda que seja dele a prerrogativa constitucional usurpada pelo Congresso Nacional. "Não há como se convalidar defeito de iniciativa proveniente do descumprimento da Constituição da República", defende.

De acordo com a argumentação, a emenda retira do Poder Executivo a possibilidade de, no uso de seu poder discricionário, adotar mudanças que melhor poderiam atender aos interesses da sociedade no combate à corrupção.

A legenda pede concessão de liminar para suspender a eficácia da norma e garantir a permanência do Coaf no ministério da Justiça. O partido argumenta que, na terça-feira, 28, foi aprovado o texto final do projeto de lei, faltando apenas a sanção ou o veto do presidente da República, que deve fazê-lo até o dia 3 de junho, data em que expira o prazo da MP.

Já no mérito, o Podemos pede que o STF reconheça a mácula do processo legislativo em razão da introdução de emenda parlamentar em matéria de iniciativa do Executivo.

A relatoria da ADIn 6.147 foi distribuída ao ministro Edson Fachin.

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...