MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Medida Provisória facilita venda de bens apreendidos do tráfico de drogas
MP 885/19

Medida Provisória facilita venda de bens apreendidos do tráfico de drogas

MP 885/19 foi publicada no DOU desta terça-feira, 18.

Da Redação

terça-feira, 18 de junho de 2019

Atualizado às 08:31

Foi publicada no DOU desta terça-feira, 18, a MP 885/19, que facilita a venda de bens apreendidos ou confiscados de acusados e condenados por tráfico de drogas, inclusive, antes do trânsito em julgado de ação penal.

A medida altera a lei 7.560/86 para instituir, no âmbito do ministério da Justiça e Segurança Pública, o Funad - Fundo Nacional Antidrogas, a ser gerido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

t

A medida já recebeu críticas de especialistas, os quais salientam que a Constituição Federal veda, em seu artigo 62, a edição de MPs sobre matérias de Direito Penal, Processual Penal e Processual Civil.

De acordo com a medida, compete à Secretaria proceder à destinação dos bens apreendidos, que serão alienados mediante leilão. Parte dos recursos provenientes da alienação dos bens será disponibilizada ao órgão policial responsável pela apreensão.

A MP também altera a lei 11.343/06, e inclui dispositivo na norma para tratar da alienação de bens apreendidos no curso de inquérito ou ação penal. Na hipótese de absolvição do acusado em decisão judicial, a medida estabelece que o valor referente à alienação, repassado à Conta Única do Tesouro Nacional, será devolvido ao acusado pela Caixa Econômica Federal em até três dias úteis.

Conforme o texto, os valores relativos às apreensões feitas antes da data de entrada em vigor da MP 885/19 e que estejam custodiados nas dependências do Banco Central serão transferidos, em até 360 dias, à Caixa, para que esta proceda à alienação ou custódia dos bens.

Ao assinar a MP nesta segunda-feira, 17, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o texto dará "munição" ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para que ele possa ter "recursos para combater aquilo que aflige a todos". "Nós não podemos falar em combater o crime no Brasil se não começarmos com as cabeças, não é? Que movimentam dinheiro", disse Bolsonaro.

O ministro Sergio Moro, por sua vez, ressaltou que a MP também autoriza que os recursos não esperem pelo trânsito em julgado da ação.

Segundo o Planalto, os itens confiscados que podem ser alienados vão desde joias e veículos de luxo até barcos, aeronaves e fazendas, oriundos do tráfico de drogas. Ainda de acordo com o Planalto, atualmente, cerca de 30 mil bens estão à disposição da União aguardando destinação, depois de terem sido apreendidos em condutas criminosas associadas ao tráfico de drogas.

Confira a íntegra da MP 885/19.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...