MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova texto da nova lei de licitações; discussão segue nesta quarta
Licitação

Câmara aprova texto da nova lei de licitações; discussão segue nesta quarta

PL 1.292/95 altera lei 8.66/93 e prevê criação de modalidade "diálogo competitivo".

Da Redação

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Atualizado às 09:15

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira, 25, o texto principal do PL 1.292/95 que altera a lei de licitações (8.666/93). Entre as mudanças previstas, o texto determina modalidades de contratação, exige seguro-garantia para grandes obras, tipifica crimes relacionados à licitação e regulamenta o tema nos três Poderes. 

Conforme acordado entre os partidos, os destaques apresentados à proposta serão analisados nesta quarta, 26. 

t

Projeto

Segundo o substitutivo do relator, deputado Federal Augusto Coutinho, o administrador poderá contar com modalidades de licitações diferentes das atuais, e a regra para as fases de licitação seria invertida: primeiro seriam julgado as propostas e, depois, cobrados os documentos de habilitação do vencedor. 

Entre as modalidades existentes, o texto mantém o pregão, concorrência, concurso e leilão, mas cria a modalidade "diálogo competitivo". 

Diálogo competitivo

Esta modalidade, indicada para obras, serviços e compras de grande vulto, é caracterizada por conversas com licitantes previamente selecionados por meio de critérios objetivos. Após o diálogo, os licitantes devem apresentar sua proposta final.

O PL 1.292/95 permite o uso do diálogo competitivo em contratação de parceria público-privada, em concessão de serviços públicos. 

Conforme o texto, a modalidade será aplicada em projetos cujo objetivo envolva inovações tecnológicas ou técnicas em situações nas quais o órgão ou entidade não possa ter suas necessidades atendidas sem a adaptação de soluções disponíveis no mercado.

Continuidade de obras irregulares

Outro ponto presente no relatório aprovado é a possibilidade de o Poder Público optar pela continuidade de um contrato, ainda que constatada irregularidade na licitação ou na execução contratual.

Neste caso, será obrigatória a cobrança de indenizações por perdas e danos, sem prejuízo da aplicação de penalidades e da apuração de responsabilidade. 

Proibido licitar

Pelo texto, fica proibida a licitação com parentes dos administradores ou empresas coligadas.

O relator vedou a participação de pessoas físicas ou jurídicas que, nos cinco anos anteriores à divulgação do edital, tenham sido condenadas judicialmente, com trânsito em julgado, por exploração de trabalho infantil ou trabalhos análogos ao escravo. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...