MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Randolfe pede que Guedes e Moro esclareçam suposta investigação contra Glenn Greenwald
Revelações - Lava Jato

Randolfe pede que Guedes e Moro esclareçam suposta investigação contra Glenn Greenwald

Líder da oposição no Senado, parlamentar encaminhou requerimentos à comissão diretora da Casa.

Da Redação

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Atualizado às 09:47

O líder da oposição ao governo no Senado, senador Randolfe Rodrigues, apresentou na última quarta-feira, 3, dois requerimentos à comissão diretora da Casa. Nos documentos, o parlamentar pede informações a respeito de uma suposta investigação da Polícia Federal contra o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

Os pedidos são direcionados aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

t

"Se confirmado que tem algum inquérito aberto ou que houve algum pedido ao Coaf, nós estamos diante de uma grave ameaça à liberdade de imprensa no Brasil, e decorrerão ações nossas por conta disso", afirma Rodrigues.

De acordo com o Senado, os requerimentos devem ser lidos na hora do expediente e despachados à Mesa da Casa para decisão em até 15 dias úteis e, caso os ministros não respondam aos pedidos em 30 dias - contados do recebimento da solicitarão - incorrerão em crime de responsabilidade.

Investigação

Conforme informações divulgadas nesta semana, a Polícia Federal teria solicitado ao Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras, subordinado ao ministério da Economia, um relatório de atividades financeiras de Greenwald. O pedido teria sido feito depois que o Intercept começou a publicar vazamentos de mensagens supostamente trocadas entre Moro, à época em que era juiz Federal, e os procuradores da operação Lava Jato.

A PF, subordinada ao ministério da Justiça, não confirma a informação.

TCU

O Ministério Público junto ao TCU apresentou requerimento para que o órgão apure se o Coaf está analisando as movimentações financeiras do jornalista. No documento, o procurador Lucas Furtado afirma que qualquer iniciativa do Coaf seria uma "retaliação à divulgação das mensagens" e, portanto, um "flagrante desvio de finalidade pública". Assim, pede que o Tribunal de Contas apure a "ocorrência de ilegalidades".

Críticas

A Comissão de Liberdade de Expressão da OAB/RJ divulgou nota por meio da qual manifesta "contrariedade e preocupação" diante do pedido da polícia Federal para que o Coaf levante movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald. Para a seccional, se for confirmada a investigação, o ato "representa inaceitável prática de tolhimento e intimidação", em afronta à CF. Veja a íntegra da nota.

Vazamentos

Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br

t

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...