MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF reconhece repercussão geral em 27 temas no 1º semestre
RG

STF reconhece repercussão geral em 27 temas no 1º semestre

Prestação de contas da OAB ao TCU é um dos temas que teve repercussão geral reconhecida.

Da Redação

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Atualizado às 09:30

O STF lançou, neste mês, o relatório de atividades do primeiro semestre de 2019. De acordo com os números divulgados, o plenário virtual da Corte reconheceu repercussão geral, de janeiro a junho, em 27 temas, trazidos em REs e REs com agravo.

Segundo o Tribunal, desde a criação do plenário virtual do Supremo, em 2007, foi reconhecida a presença de repercussão geral em 717 dos 1.050 temas apreciados. 

t

Veja alguns dos temas a serem analisados pela Corte:

Separação Judicial

t

Um dos temas está relacionada à questões de Direito de Família. A Corte irá decidir se, após a EC 66/10, a separação judicial é requisito para o divórcio. O RE 1.167.478 foi interposto contra entendimento do TJ/RJ que determinou que, com a mudança na Constituição, caso um dos cônjuges manifestar o desejo de romper o vínculo conjugal, o outro nada pode fazer para impedir o divórcio. 


Ordem dos Advogados

t

Outro destaque está relacionado ao dever da OAB de prestar contas ao TCU. De acordo com o MPF, autor do RE 1.182.189, a Ordem, por ser uma instituição não integrante da Administração Pública, mas estar investida de competência pública, deve observar o imperativo constitucional da prestação de contas. 


Precatórios 

t

Também foi reconhecida a repercussão geral no RE 1.169.289 a respeito da constitucionalidade da incidência de juros de mora no período compreendido entre a data da expedição do precatório ou da requisição de pequeno valor (RPV) e o efetivo pagamento.


Jurisprudência

t

Em abril, o STF reafirmou, no RE 1.178.617, entendimento no sentido de que o Ministério Público de Contas não tem legitimidade para impetrar mandado de segurança contra acórdão do TCU no qual atua.

Ao apreciar o ARE 1.057.577, o plenário virtual assentou a impossibilidade da extensão de reajuste fixado pelo conselho de reitores das Universidades do Estado de São Paulo (Cruesp) aos empregados de instituições autônomas vinculadas às universidades paulistas.


Penal

t

A Corte também reconheceu a repercussão geral de temas relativos a investigações criminais. No RE 660.814, o STF irá analisar a constitucionalidade da tramitação direta de inquérito policial entre MP e Polícia Civil. O uso de colaboração premiada em ação civil pública por ato de improbidade administrativa movida pelo MP é o tema do ARE 1.175.650

No RE 1.116.949, o Supremo irá decidir se é admissível, no âmbito do processo penal, prova obtida por meio da abertura de encomenda postada nos Correios, em razão da inviolabilidade do sigilo das correspondências assegurada pela CF.


Servidores e trabalhadores

t

No RE 970.823, o reconhecimento de adicional noturno estabelecido na legislação civil a servidores militares estaduais sem previsão expressa na CF também teve repercussão geral reconhecida. 

No RE 1.177.699, o STF também irá decidir sobre o direito de candidato estrangeiro à nomeação em concurso público para professor, técnico e cientista em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais.


Imprensa

t

Discute-se, no RE 1.026.923, a obrigatoriedade de transmissão pelas emissoras de rádio da "Voz do Brasil" - programa oficial de informação dos Poderes da República - em horário impositivo. A União argumenta que a população está habituada há quase 50 anos a ouvir a programação a partir das 19h, e que a transmissão em horário definido possibilita maior acesso e audiência. 

O STF também irá analisar, no RE 1.209.429, a responsabilidade civil do Estado em ralação a profissional da imprensa ferido pela polícia em situação de tumulto  em manifestação durante cobertura jornalística.


Fogos de artifício

t

A constitucionalidade de lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos ruidosos também é tema de repercussão geral. No RE 1.210.727, o procurador-geral de Justiça do Estado de SP, autor do recurso, argumenta que o Município de Itapetininga, no interior de SP, ao editar lei nesse sentido, ultrapassou competência concorrente do ente federado para legislar sobre meio ambiente.

 

Fonte: STF

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...