MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Procuradores desistem de indicação à chefia do MPF/SE após escolha de PGR
Desistência

Procuradores desistem de indicação à chefia do MPF/SE após escolha de PGR

Procuradores criticaram indicação ao cargo de nome que não constava em lista tríplice.

Da Redação

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Atualizado às 09:14

Em ofício assinado na última sexta-feira, 6, os procuradores da República Ramiro Rockenbach da Silva Matos Teixeira de Almeida e Flávio Pereira da Costa Matias pediram a desistência formal de suas indicações à chefia do MPF/SE. No documento os procuradores discordam da indicação do presidente Jair Bolsonaro feita ao cargo de procurador-Geral da República.

t

t

Na última quinta-feira, 5, o presidente Jair Bolsonaro escolheu o subprocurador Antônio Augusto Brandão de Aras para substituir a PGR Raquel Dodge. O nome de Aras não constava em lista tríplice para a PGR elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República no último mês de junho.

Após a escolha de Aras por Bolsonaro, o procurador Ramiro Rockenbach de Almeida encaminhou o ofício à PGR, no qual requereu a desistência formal de sua indicação e de seu substituto à chefia do MPF/SE.

No documento, Almeida afirma que sempre se predispôs a assumir a chefia do parquet no Sergipe, "com único e exclusivo propósito de contribuir com essa Grandiosa Instituição". "Com o apoio dos valorosos e distintos colegas locais fui eleito para esse nobre função para o próximo biênio", pontuou.

Ao fundamentar seu pedido de desistência, o procurador critica a indicação de um PGR fora da lista tríplice, "a qual, num processo aberto, democrático e transparente põe em evidência posturas, planos e projetos daqueles que almejam se tornar PGR".

"A lista tríplice é uma construção e um legado pelo bem da nação brasileira. Mais grave que ignorar a lista tríplice, restou indicado um nome sob a justificativa de 'alinhamento'. Com a devida vênia, PGR não existe para se alinhar com governo algum, mas para exercer o controle dele, com base na Constituição, nas Leis e em defesa do povo brasileiro."

Por considerar que um PGR indicado fora da lista tríplice, "independentemente de quem seja, com todo o respeito", não tem legitimidade para comandar o MPF e não deve ter colaboração para isso, "mas sim, resistência, altiva e republicana", Almeida pediu a desistência formal de sua indicação e de seu substituto à chefia do MPF/SE.

Confira a íntegra do ofício.

 

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.