MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Joesley Batista e Marcello Miller responderão por improbidade
Denúncia

Joesley Batista e Marcello Miller responderão por improbidade

Denuncia do MPF foi rejeitada com relação a advogadas e outros empresários.

Da Redação

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Atualizado em 10 de março de 2021 11:15

A contratação do ex-procurador da República Marcello Miller (dir.) por Joesley Batista (esq.) para atuar nas negociações de acordos de leniência e delação premiada da empresa quando ainda estava no Ministério Público pode ter violado os princípios da Administração Pública. Diante desses indícios, o juiz Federal substituto Marcelo Gentil Monteiro, da 1ª vara Federal Cível da SJDF, recebeu denúncia por improbidade administrativa contra Miller, o empresário Joesley Batista o advogado Francisco de Assis, e o Grupo J&F.

t

Transação financeira

Trata-se de ACP por ato de improbidade ajuizada pelo MPF.

Miller foi contratado pelo escritório Trench, Rossi e Watanabe - braço brasileiro do americano Baker McKenzie. O juiz rejeitou a denúncia contra as advogadas do caso, e contra Wesley Batista e Ricardo Saud, por entender que não havia indícios de atos de improbidade praticados por eles. Uma das advogadas representava os executivos da J&F na área penal e a outra tinha por encargo o acordo de leniência da empresa.

Essa parte da acusação foi rejeitada porque se referia ao pagamento de R$ 700 mil pelo Grupo J&F ao escritório, enquanto Marcello Miller ainda era procurador da República. Mas o pagamento foi cancelado, de modo que Miller não poderia ser acusado de enriquecimento ilícito e as advogadas, acusadas de tê-lo cooptado, não podem ser consideradas intermediárias.

Embora a transação financeira não tenha acontecido, a contratação de Miller foi, sim, uma forma de cooptar o procurador a trabalhar para a empresa, afirma o juiz. Miller, aliás, não nega que tenha trabalhado no caso enquanto ainda era procurador e que só depois pelo menos dois meses é que passou a trabalhar na leniência como advogado.

A empresa, diz o magistrado, concorreu para o ato de improbidade porque uma das propostas discutidas foi a contratação de Miller pelo Grupo J&F. "A inicial veicula, ainda, fortes indícios de que tais requeridos tinham plena ciência de que Marcello Miller, quando do início das tratativas e dos serviços prestados, ainda pertencia aos quadros do MPF."

Segundo o juiz, as acusações foram apresentadas na ação por improbidade, mas não devidamente instruídas. Diversas informações constam de inquérito da PF que não foi juntado aos autos do processo por improbidade.

O juiz também autorizou a habilitação da União no caso, como parte interessada.

Nota

Em nota, o escritório Trench Rossi Watanabe informa que, embora a ação de improbidade não envolva o escritório, a decisão proferida confirma que o Trench Rossi Watanabe não teve qualquer participação na suposta cooptação do ex-procurador da República e que, por iniciativa própria, não recebeu nenhum pagamento relativo ao caso. 

  • Processo: 1016557-35.2018.4.01.3400

Veja a decisão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.