MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Policial militar negro será indenizado por ofensas em redes sociais
Dano moral

Policial militar negro será indenizado por ofensas em redes sociais

Justiça de MG concedeu R$ 5 mil de indenização.

Da Redação

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Atualizado às 12:15

A juíza de Direito Paula Ozi Silva Rosalin de Oliveira, de Jacinto/MG, concedeu a um homem indenização por dano moral por ofensas em redes sociais.

O autor narrou que os réus editaram, publicaram e compartilharam fotos suas, com a finalidade de denegrir a sua imagem, seja em razão da função de policial militar, seja como indivíduo da raça negra.

t

Conforme a magistrada, a postagem realizada por um dos requeridos revela a publicação da foto ofensiva à honra e à imagem do autor, bem como o comentário pejorativo em seu desfavor.

"Assim, ainda que, no Estado Democrático de Direito vigore a liberdade de expressão, sendo esta um direito fundamental constante do art. 5º., inciso IX, CF, a mesma Carta Magna excepciona esta possibilidade para os casos de violação da intimidade, privacidade, honra e imagem das pessoas, garantida a reparação pelos danos morais provocados (art. 5º., inciso X, CF)."

Para a julgadora, foi possível constatar a conduta praticada pelo réu, ao publicar notícias e fatos que não têm prova da veracidade.

"Aliás, a testemunha ouvida em juízo tornou indene de dúvidas os prejuízos provocados ao demandante, conforme se verifica do trecho a seguir exposto: "(...) que, na oportunidade, o requerente pediu transferência da cidade, por ocasião do fato; que as imagens a respeito do demandante circularam em grupos de WhatsApp e acredita que muitas pessoas tiveram acesso; que, após o fato, duas adolescentes procuraram o requerente para informar que se sensibilizaram com os fatos, por serem negras também (...)."

Conforme a magistrada, é evidente que esse tipo de informação tem o condão de provocar diversos problemas para a vida pessoal e profissional do autor, "uma vez que além de ele ser figura pública, policial militar, também teve sua honra e imagem prejudicadas pelo teor das informações perpetradas".

O valor da indenização foi fixado em R$ 5 mil. A ação foi julgada improcedente em relação à ré sobre a qual a magistrada concluiu não ter sido possível identificá-la no aplicativo como autora das postagens. A advogada Kaline da Silva Santos representa o autor.

Veja a decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...