MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF encerra o ano com 20% menos processos pendentes que em 2018
Balanço do Judiciário

STF encerra o ano com 20% menos processos pendentes que em 2018

Balanço sobre as atividades da Corte e do CNJ de 2019 foi divulgado nesta terça-feira, 17.

Da Redação

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Atualizado em 18 de dezembro de 2019 07:31

Nesta terça-feira, 17, foi divulgado um balanço sobre as atividades do STF e do CNJ realizadas ao longo do ano de 2019. O relatório apresenta dados sobre o número de processos julgados na Corte ao longo do ano e reúne informações do Conselho sobre os números da Justiça em todo o país.

Em discurso acerca dos relatórios, o presidente do Supremo e do CNJ, ministro Dias Toffoli afirmou que foram adotados como pilares da atuação da presidência da Corte e do Conselho o tripé "eficiência", "transparência" e "responsabilidade". "Os resultados de 2019 espelham essa visão estratégica", disse.

t

STF

Entre os dados sobre o funcionamento do STF ao longo do ano, Toffoli destaca o acervo atual da Corte, que conta com 30,6 mil processos em tramitação. O número é 20,7% menor que o registrado em 2018.

Segundo o ministro, o STF proferiu 110.965 decisões ao longo de 2019, das quais 16,6 mil foram colegiadas - proferidas pelas turmas e pelo plenário. O número é 18% maior que o de 2018, sendo que, no plenário virtual, segundo o balanço, foram julgados 204 processos no mérito nos últimos cinco meses.

CNJ

Em relação ao CNJ, o ministro Dias Toffoli destaca a divulgação de mais um relatório anual "Justiça em Números", que revelou, pela primeira vez, em 15 anos de apuração, redução no número de processos judiciais pendentes em todo o país. Conforme os dados do relatório, o ano de 2018 se encerrou com um total de 78 milhões de ações pendentes em todos os órgãos de Justiça - uma queda de 1,2% em relação ao ano anterior.

Em seu discurso, Toffoli ressaltou que foi implementado o programa Justiça pela Paz em Casa, que resultou em 57,3 mil audiências realizadas, 344 sessões do Tribunal do Júri em crimes de feminicídio, 46,4 mil sentenças proferidas e 25,9 mil medidas protetivas deferidas em processos relacionados à violência de gênero.

Segundo o ministro, em 2019, também foram instituídos o Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade, Grande Impacto e Repercussão e o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. Em relação a este último, conforme Toffoli, o conselho registrou 2.559 reintegrações de crianças e adolescentes aos genitores e a conclusão de 559 adoções. Foram realizadas ainda 9.764 vinculações entre crianças e pretendentes, resultando no início do estágio de convivência para 778 crianças.

Outro ponto citado pelo ministro é o fomento ao uso da conciliação e da mediação, por meio do programa Resolve, no qual houve 90 mil adesões ao acordo coletivo homologado pelo STF acerca das perdas inflacionárias das poupanças decorrentes dos planos econômicos dos anos 80 e 90, resultando em pagamentos na ordem de R$ 1,5 bilhão aos poupadores.

Confira o balanço do CNJ e do STF.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...