MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Guia democratiza informações sobre direitos das pessoas com deficiência intelectual
Inclusão e Judiciário

Guia democratiza informações sobre direitos das pessoas com deficiência intelectual

O documento está disponibilizado em duas versões: uma em leitura fácil, especialmente para as pessoas com deficiência e outra mais detalhada.

Da Redação

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Atualizado às 08:03

De acordo com dados da Unesco, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vive com alguma forma de deficiência. No Brasil, são 45,6 milhões de pessoas, que representam quase 24% da população brasileira com algum tipo de deficiência.

t

Diante do elevado número, operadores do Direito têm se mobilizado para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Uma das recentes iniciativas é o Guia dos Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual elaborado por meio de parceria entre o escritório TozziniFreire Advogados, J.P. Morgan, Adere e Instituto Jô Clemente.

Ao Migalhas, a advogada Clara Serva (TozziniFreire Advogados), uma das coordenadoras do projeto, explica que a legislação brasileira passou por modificações importantes no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência. Atualmente, a lei brasileira enxerga essas pessoas como capazes.

No entanto, a advogada destaca que, apesar das mudanças legislativas, o olhar da sociedade pouco evoluiu sobre o tema. Daí nasceu a ideia de se produzir um guia para que pessoas com deficiência tivessem acesso aos seus direitos.

A inovação deste guia é que ele vem em dois formatos: uma versão em leitura fácil, elaborada especialmente para pessoas com deficiência intelectual e a outra é uma versão mais detalhada destinada às famílias e demais interessados.

O guia esclarece que existem muitas barreiras para a pessoa com deficiência, sendo que uma delas é justamente a barreira na informação e comunicação. Para Clara, "todo mundo deve conseguir se expressar e todo mundo deve conseguir compreender as mensagens". Assista:

O que o Judiciário ainda pode fazer pelas pessoas com deficiência? Para a coordenadora do projeto, as pessoas com deficiência precisam ser colocadas como protagonistas da própria história e isso pode ser feito pelo Judiciário com enfática aplicação das leis:

_____________

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.