MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cade apura mais uma compra da Prosegur
Aquisição

Cade apura mais uma compra da Prosegur

Em 30 dias, a Prosegur e Sacel terão que apresentar documentos e notificar o CADE da transação.

Da Redação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Atualizado às 11:54

Cade passa a apurar aquisição da Sacel, maior empresa de carros-fortes de Sergipe, pela Prosegur, multinacional espanhola que detém 50% do mercado de transporte de valores no Brasil. Em 30 dias, Prosegur e Sacel terão que apresentar documentos e notificar o Cade da transação.

t

A conselheira relatora do caso, Paula Farani de Azevedo Silveira explicou em seu voto que, embora a aquisição não se enquadre nos critérios de faturamento de notificação obrigatória previstos na lei 12.529/11, é recomendável o aprofundamento da análise concorrencial para verificar os impactos da operação no mercado de transporte e custódia de valores.

Segundo a relatora as empresas internacionais Prosegur e a Brink's têm sido as mais ativas nas aquisições de transportadoras regionais. "Por conta disso, entendo que - à luz das justificativas econômicas da operação, que indicam uma expansão e, ainda que preliminarmente, uma completa dominação da Prosegur no estado de Sergipe -, a determinação da aquisição da Sacel pela Prosegur também se demonstra conveniente e oportuna para o Cade", disse. 

Para o advogado José Del Chiaro, ex-secretário de Direito Econômico do ministério da Justiça e sócio fundador da Advocacia José Del Chiaro, a decisão do Cade foi correta. 

"É importante notar o grande impacto de custos que o transporte de valores impõe aos supermercados, farmácias e ATMs (caixas eletrônicos), agravando diretamente não só as empresas como os consumidores. É um mercado que merece toda atenção do Cade para que de fato possa existir competição, pois apenas a concorrência diminuirá o poder de imposição de preços elevados pelas três maiores transportadoras do país."

Aquisições

Em dezembro, o Tribunal do Cade condicionou a aprovação da compra da Transvip pela Prosegur ao compromisso da empresa de não fazer novas aquisições pelo prazo de três anos. A decisão consta de um acordo em controle de concentração.

Os conselheiros referendaram, por unanimidade, o voto da relatora, que acatou o posicionamento da superintendência-Geral do órgão pela aprovação da aquisição da Transvip pela Prosegur, desde que firmado o acordo.

Atualmente, a Prosegur detém entre 20% e 30% de participação no mercado no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na avaliação do Cade, há um movimento de concentração no setor de transporte e custódia de valores, de forma que poderá ficar cada vez mais restrito nos próximos anos.

  • Processo: 08700.005079/2019-06 

_______________

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...