MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Congresso analisa nesta terça-feira vetos presidenciais
Vetos presidenciais

Congresso analisa nesta terça-feira vetos presidenciais

Entre os oito vetos em pauta estão as novas modalidades de saque do FGTS.

Da Redação

segunda-feira, 2 de março de 2020

Atualizado em 3 de março de 2020 07:04

Nesta terça-feira, 3, o Congresso analisará os vetos do presidente Jair Bolsonaro. Ao total, são oito vetos em pauta e quatro deles impedem a votação de outras matérias.

t

Entre os pontos a serem analisados está o veto à proposta que torna obrigatória a execução das emendas orçamentárias do relator-geral do orçamento (VET 52/19).

Em dezembro, Bolsonaro sancionou a lei 13.957/19, com mudanças na LDO. Mas o presidente barrou o dispositivo que dava prazo de 90 dias para o Poder Executivo executar as emendas ao orçamento sugeridas pelos parlamentares. Com o veto, o Palácio do Planalto recupera a prerrogativa de decidir o destino de R$ 30 bilhões em 2020.

A matéria chegou a ser pautada na última sessão do Congresso, no dia 12, mas teve a votação adiada para construção de um acordo. Na ocasião, as bancadas do Podemos, do PSL e da Rede entraram em obstrução, por não concordarem com a derrubada do veto.

Demais vetos

Em pauta estão os vetos nº: 47, 48, 50, 51, 52, 53, 54 e 55 de 2019, e a 6ª eleição para composição do CCS - Conselho Comunicação Social do Congresso Nacional.

O VET 47/19 trata de mudanças na Lei do Simples Nacional: o presidente vetou parcialmente o PL 113/15, que autoriza a constituição de sociedade de garantia solidária e de contragarantia.

Os parlamentares podem analisar ainda o VET 48/19, aposto à lei 13.932/19, que cria que novas modalidades de saque do FGTS. O presidente vetou dispositivos que fixavam percentual de resultado do FGTS como condição para a concessão de descontos em projetos de habitação popular para famílias de baixa renda.

Sobre contratos de desempenho no âmbito da Administração Pública Federal (lei 13.934/19), está o VET 50/19. O item vetado obrigava os administradores a assegurar recursos e meios necessários à execução do contrato de gestão.

Outro item na pauta é o VET 51/19. Bolsonaro vetou integralmente o projeto que previa o acompanhamento do MP na apuração de crimes de lesão corporal leve contra menor.

O VET 53/19 trata do veto parcial ao Programa Médicos pelo Brasil, no âmbito da atenção primária à saúde no SUS, e que autoriza o Poder Executivo Federal a instituir serviço social autônomo denominado Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps).

Aposto à lei 138/12, na forma do PL 6.176/19, o VET 54/19 trata da instituição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Último item em pauta, o VET 55/19, aposto ao PL 55/96, altera a lei Orgânica da Assistência Social, para elevar o limite de renda familiar per capita para fins de concessão do benefício de prestação continuada.

A sessão conjunta do Congresso está marcada às 14 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

Confira a pauta completa.

Informações: Agência Senado.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS