MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF julga nesta quinta caso mais antigo da Corte; União contesta titularidade de terras
ACO 158

STF julga nesta quinta caso mais antigo da Corte; União contesta titularidade de terras

Caso tramita há quase 51 anos no STF. União requer a titularidade de terras que foi desejada por D. Pedro II em 1840.

Da Redação

quarta-feira, 11 de março de 2020

Atualizado às 17:32

O processo que abre a pauta de julgamentos do plenário do STF desta quinta-feira, 12, guarda uma peculiaridade: é o caso mais antigo em tramitação na Corte, que se arrasta há quase 51 anos. Trata-se da ACO 158, na qual a União busca a anulação de títulos de alienação de bens imóveis da Fazenda Ipanema, na região de Iperó/SP.

t

A ação foi protocolada no STF no dia 15 de maio de 1969 pela União e, hoje, está sob a relatoria da ministra Rosa Weber. O processo tem 16 volumes, 1.597 folhas e quatro apensos. 

O caso já passou pelas mãos do ministro Neri da Silveira, Gilmar Mendes, Ellen Gracie - que há 10 anos indagou as partes sobre o interesse o julgamento do feito - e Rosa Weber. Quando ainda era da AGU, o agora ministro Dias Toffoli chegou ficou com os autos emprestados.

Em despacho, a relatora reconheceu a complexidade da matéria: "O processo em exame é de fato peculiar, dada sua complexidade, multiplicidade do polo passivo e, especialmente, tempo de tramitação, ao que tudo indica a lide, da competência originária desta Casa, mais antiga ainda em trâmite".

Entenda

A área em disputa é uma localidade chamada Campos Realengos, próximo à Fazenda Ipanema, em Iperó/SP, a qual a União afirma ser de sua titularidade.

Nessa área funcionou uma fábrica de ferro na época do Império. Em 1840, D. Pedro II pediu à então província de São Paulo que as tais terras fossem anexadas à fazenda do império. Anos mais tarde, com a Constituição de 1891, o Estado de São Paulo entendeu tratar-se de terras devolutas e fez a alienação a vários particulares, dentre eles, mais de 20 fazendeiros.

Atualmente a área em xeque inclui os bairros Vileta e Alvorada da cidade paulistana, que tem cerca de 4,5 mil moradores. Segundo o prefeito, Vanderlei Polizeli, vários investimentos na área já foram realizados, "no entanto, somente a decisão desse processo poderá solucionar o caso e garantir a efetiva dignidade da população".

O advogado Solano de Camargo, sócio sênior da banca Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), fará a sustentação oral  no STF, em nome da prefeitura de Iperó, que ingressou na ação como amicus curiae. Ele ressalta que os moradores dos dois bairros temem perder tudo e que se repita em Iperó a reintegração de posse que aconteceu em 2012, na comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos/SP, onde foram removidas mais de 5 mil pessoas de um terreno de 1,3 milhão de m2, com danos para a coletividade.

Para Solano, o principal argumento reside no fato de que realidade atual venceu a parte jurídica por decurso de prazo: "Por mais que uma parte ou outra tenha razão, temos atualmente  bairros consolidados, com ruas, água, luz, escola, mobilidade, comércio. O preço social de uma disputa judicial que termine com a desapropriação de milhares de famílias não poderia ser suportado pela prefeitura de Iperó".

 

  • Processo: ACO 158

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616