MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza garante a aposentado valor de benefício sem atualização de lei posterior
Aposentadoria

Juíza garante a aposentado valor de benefício sem atualização de lei posterior

Autor alegou que teve os cálculos de sua aposentadoria alterados quando a lei estadual 14.016/10 entrou em vigor.

Da Redação

domingo, 22 de março de 2020

Atualizado às 08:50

A juíza de Direito Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª vara de Fazenda Pública de SP, determinou em liminar que a Fazenda do Estado de SP e o IPESP - Instituto de Previdência do Estado de SP calculem e paguem os proventos a um idoso com base em 17 salários mínimos, de acordo com a data da concessão da aposentadoria.

t

Segundo o autor da ação, ao se aposentar passou a receber proventos equivalentes a 17 salários mínimos, conforme o decreto 28.321/86. Contudo, quando a lei estadual 14.016/10 entrou em vigor, os seus proventos passaram a ser atualizados de acordo com o IPC/FIPE, alterando o valor que recebia. Sustentou, então, a inconstitucionalidade da alteração da forma de cálculo de seus proventos, em virtude do que foi determinado na ADIn 4.420.

A juíza de Direito Simone Gomes Rodrigues Casoretti entendeu que, pelo autor ter se aposentado na vigência das normas supracitadas, o cálculo para seus proventos não deveriam ter sido atingidos, uma vez que já havia adquirido o direito à aposentadoria e, inclusive, já usufruía do benefício, com base na lei anterior.

 "Observo que a  ADIn 4.420 foi julgada mais de 8 anos depois de editada a súmula 4 e evidentemente depois da CF/88, de modo que o STF, ao dar interpretação conforme à constituição determinando expressamente que as regras da lei 14.016/10, cuja inconstitucionalidade não foi expressamente reconhecida, não se aplicam a quem já gozava o benefício, acabou por recepcionar totalmente a lei estadual 10.363/70".

Assim, determinou ao governo que calculasse e pagasse os proventos do autor com base em 17 salários mínimos, de acordo com a data de concessão da aposentadoria.

Confira a íntegra da decisão.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...