MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fernando Abdala vê de forma positiva medidas trabalhistas do governo para manutenção de empregos
MP 936/20

Fernando Abdala vê de forma positiva medidas trabalhistas do governo para manutenção de empregos

Entre as medidas está a possibilidade de suspensão temporária do contrato de trabalho, com recebimento de benefício.

Da Redação

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Atualizado em 23 de abril de 2021 16:08

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quarta-feira, 1º, a MP 936/20, medida provisória com alterações trabalhistas com a finalidade de manutenção do emprego. Trata-se de uma das iniciativas do governo para enfrentamento do estado de calamidade pública devido ao coronavírus.

Em entrevista à TV Migalhas, o advogado Fernando Abdala, sócio de Abdala Advogados e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/DF, contou que a medida tem sido bem recebida em todos os setores.

O causídico explica que a recém-editada MP corrige problemas visualizados na MP 927, editada no último dia 22, que já previa a suspensão do contrato de trabalho - trecho que posteriormente foi suspenso, porquanto a medida não apresentava soluções para o período em que o trabalhador teria suspensa sua remuneração. Desta vez, o texto traz soluções e medidas consistentes.

Se a medida anterior previa a possibilidade de suspensão do contrato por quatro meses, esta dispõe como máximo o prazo de 60 dias. A norma prevê, ainda, a redução proporcional de jornada de trabalho e de trabalho, podendo acontecer nos seguintes percentuais: 25%, 50% e 70%.

Abdala explica que a nova proposta do governo prevê que o trabalhador que tiver a redução de jornada e de salário, ou o que tiver a suspensão temporária do contrato de trabalho, terá direito a benefício emergencial de preservação do emprego e da renda - cujo valor terá como base de cálculo o valor mensal do seguro-desemprego a que o empregado teria direito.

Ainda de acordo com o advogado, caberá ao ministério da Economia coordenar, executar e avaliar o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, bem como editar normas complementares necessárias à sua execução.

Críticas

A medida está recebendo críticas com relação à ausência da participação de sindicatos na celebração de acordos. Para o advogado, no entanto, é preciso lembrar que vivemos momento de calamidade pública, situação que justifica a não participação, que não seria razoável se exigida a todo momento, para todos os estabelecimentos em todas as categorias. "Os sindicatos não dariam conta de celebrar tamanhas negociações." Assim, entende razoável a supressão da participação dos órgãos sindicais. 

__________________

_________________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...