MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Instituição bancária que não apresentou controle de jornada terá de pagar intervalos
TST

Instituição bancária que não apresentou controle de jornada terá de pagar intervalos

Decisão é do ministro Douglas Alencar, do TST.

Da Redação

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Atualizado às 13:33

O ministro Douglas Alencar, do TST, reformou acórdão para condenar instituição financeira ao pagamento do intervalo intrajornada nos períodos em que não foram apresentados os cartões de ponto.

t

O TRT da 2ª região havia reformado a sentença para excluir a condenação do pagamento das horas intervalares sob o entendimento de que, para os períodos em que não foram juntados os cartões de ponto, "presume-se que o reclamante usufruiu regularmente do seu intervalo para alimentação e repouso, nada lhe sendo devido a esse título".

O bancário recorreu apontando a contrariedade à súmula 338, I do TST, a qual prevê a necessidade de apresentação dos controles de jornadas para empresas com mais de 10 empregados, ainda que com pré-assinalação do intervalo intrajornada, sob pena de presumir válida a jornada declinada na inicial.

Para o ministro, o Tribunal Regional contrariou a súmula 338, I, do TST. Ao destacar jurisprudência do Superior, e o que disposto no art. 74, § 2º, da CLT, de que "nos estabelecimentos com mais de dez empregados, é obrigatória a anotação do horário de entrada e saída dos empregados, devendo haver a pré-assinalação do período de repouso", o ministro considerou que bastaria a empresa apresentar os controles para comprovar a regularidade da concessão do intervalo. 

"Conheço do recurso de revista por contrariedade à Súmula 338, I, do TST e no mérito DOU-LHE PROVIMENTO para determinar o pagamento do intervalo intrajornada nos períodos em que não foram apresentados os cartões de ponto."

A advogada Jéssica Santos, do escritório Vieira Tavares Advogados, que representa o empregado, "o provimento da revista confirma entendimento e jurisprudência e garante o direito de horas extras do empregado bancário que trabalha durante o seu almoço no atendimento de clientes, por telefone, em visitas, sem o uso de sistemas".

Veja a decisão.

________________

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.