MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Corregedor Nacional confirma viabilidade do juiz das garantias e propõe resolução
Lei anticrime

Corregedor Nacional confirma viabilidade do juiz das garantias e propõe resolução

Segundo a proposta, implementação não implicaria necessariamente em aumento de gastos.

Da Redação

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Atualizado às 10:24

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, entregou nesta terça-feira, 23, ao presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, a conclusão de estudo com proposta de resolução para aplicação do instituto do juiz das garantias, previsto na da lei anticrime. O documento foi realizado por grupo de trabalho instituído para avaliar a aplicação da lei, e confirma a viabilidade da implementação, sem que isto implique necessariamente em aumento de gastos.

t

Juiz das garantias

O documento entregue por Humberto Martins, coordenador do grupo, confirma a viabilidade da implementação do instituto do juiz das garantias pelo Judiciário brasileiro sem a necessidade de gastos adicionais por parte dos TJs.

Segundo Martins, o objetivo foi elaborar diretrizes de política judiciária para a implantação do instituto que respeitem as particularidades de cada Estado e de cada tribunal. O ministro explicou que o GT buscou informações sobre experiências de outros países na implantação do instituto, sobretudo da América Latina, sem se descuidar das particularidades e dos desafios próprios da implantação no sistema de Justiça criminal brasileiro.

"O normativo apresenta um roteiro bastante didático, com opções de diversos caminhos para a implantação. Os tribunais não serão obrigados a adotar nenhum dos moldes organizacionais listados, pois cada Corte terá a discricionariedade para optar pelo desenho institucional mais adequado a sua realidade."

O corregedor destacou que, por meio da plataforma do processo eletrônico, a implantação do juiz das garantias se opera de forma mais simplificada e eficiente. Por essa razão, a minuta da resolução prevê que o CNJ disponibilizará aos órgãos do Poder Judiciário, gratuitamente, sistema para a tramitação eletrônica dos atos sob a competência do juiz das garantias, assumindo o compromisso da atualização do módulo criminal do Sistema PJe.

Trabalho relevante

Ao receber o documento produzido pelo GT, o ministro Dias Toffoli destacou a importância do trabalho, não somente quanto à implantação do instituto do juiz das garantia, mas também de outros dispositivos previstos na nova legislação.

"Como todos nós sabemos, há uma decisão liminar do STF [suspendendo a implantação do instituto], mas isso não inibe a necessidade dos estudos. Isto já deixa preparado aqui, no CNJ, uma proposição para a devida implementação das novidades trazidas pela referida legislação."

O ministro agradeceu o empenho do corregedor e de todos os participantes do grupo de trabalho.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616