MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Prefeito de Salvador terá de mostrar dados que embasaram decretos de combate à pandemia
Pandemia

Prefeito de Salvador terá de mostrar dados que embasaram decretos de combate à pandemia

Pedido foi feito por uma jornalista, que afirmou que não recebeu da prefeitura as informações requeridas.

Da Redação

terça-feira, 14 de julho de 2020

Atualizado às 10:57

Prefeito de Salvador/BA terá de mostrar informações que serviram de base para a edição de diversos decretos municipais de combate à pandemia do coronavírus. Decisão é do relator Adriano Augusto Gomes Borges, da seção Cível de Direito Público da cidade, ao atender pedido de jornalista, que cumpriu os requisitos exigidos pela lei de acesso à informação, tais como identificação e a especificidade do requerimento.

t

A jornalista impetrou mandado de segurança alegando que pediu à prefeitura o acesso às informações que serviram de base para a edição de diversos decretos municipais, além de atas de reunião, dados relativos a testes, estoques e à estratégia municipal de combate à pandemia. No entanto, disse que não identificou nenhum documento anexado na resposta da prefeitura.

Ao apreciar o caso, o magistrado notou que o pedido da jornalista de acesso a informações atendeu aos requisitos exigidos pela lei de acesso à informação, "quais sejam, identificação do requerente e especificação da informação requerida".

Além desse fato, o relator verificou que tais dados não são informações protegidas pelo sigilo estatal. "Não se vislumbra, em princípio, nenhuma relação entre as informações solicitadas pela Impetrante e aquelas que são imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado", disse.

O magistrado observou que as ações estratégicas implementadas pelos entes federativos no enfrentamento da covid-19 devem estar alicerçadas em evidências científicas, "a fim de conferir legitimidade às medidas adotadas pelos gestores públicos, as quais são destinadas, primordialmente, à preservação da saúde pública", afirmou.

Por fim, deferiu o pedido para determinar que o prefeito de Salvador preste, no prazo de cinco dias, as informações solicitadas no requerimento administrativo dirigido ao gabinete.

O advogado Edgard da Costa Freitas Neto atuou no caso.

  • Processo: 8015990-79.2020.8.05.0000

Veja a íntegra da decisão.

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...