MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP investiga suposta falsa jurista na Bahia
Currículo contestado

MP investiga suposta falsa jurista na Bahia

Cátia Raulino se diz pós-doutora em Direito Público, mas universidades não confirmam seu nome como aluna.

Da Redação

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Atualizado às 16:01

A jurista, professora e pós-doutora Cátia Regina Raulino faz sucesso nas redes sociais, em plataformas por meio das quais vende cursos na área tributária. Pelo extenso currículo, que é possível consultar pela Plataforma Lattes, Cátia chegou a ser coordenadora do curso de Direito de uma faculdade em Salvador, onde ministrou aulas de Direito Administrativo e Direito Tributário.

Mas a "jurista" está tendo seus títulos contestados. 

t

Após acusações e supostas incongruências em seu currículo, veículos de imprensa dizem que há a suspeita de que ela tenha mentido sobre os cursos que fez. Matérias jornalísticas informam que as universidades citadas por ela não a reconhecem como discente. E o Ministério Público da Bahia investiga o caso.

t

Currículo

Seu currículo Lattes foi atualizado nesta quinta-feira, 20, mas ainda constam as seguintes informações: Doutorado em Administração pela UFBA (2014-2018) - sem nome de qualquer orientador; Mestrado em Direito pela UFSC (2008-2010), que teria recebido orientação de Márcio Roberto Harger (falecido em 2015), e graduação em Direito pela UFMA (2003-2007).

t
(Clique para ver a íntegra)

Por sua vez, consultadas pela imprensa, a Universidade Federal da Bahia diz que ela não realizou doutoramento, mestrado ou graduação naquela instituição.

A UFSC, da mesma forma, afirmou que "não localizou esse nome Catia Regina Raulino como tendo registro em curso de graduação ou registro de diploma de pós graduação" na Universidade.

A Universidade Federal do Maranhão confirmou que "não consta em nosso sistema nenhuma informação dessa pessoa como aluna da UFMA e nem que tenha colado grau nos anos de 2003 a 2007".

E a Universidade Federal de Pernambuco disse que "nada consta referente a Catia Regina Raulino" e que "não procede" a informação de que ela teria cursado pós-doutorado em Direito Público na instituição.

Ao jornal da Record, uma estudante de Direito acusou a suposta jurista, que foi sua professora, de plagiar um de seus trabalhos. "Ela usou palavra por palavra minha".

Redes sociais

A professora teria angariado expressivo número de seguidores nas redes sociais, onde divulgava vídeos e fazia "lives" sobre Direito.

t

Mas, nesta quinta-feira, 20, o perfil @pro_catiaraulino consta como "excluído" no Instagram. Resta apenas um perfil "pessoal" de visualização privada. No Twitter, o endereço @ProCatiaRaulino também aparece como inexistente.

t

Contatada pelo Metro1 para responder às acusações, ela negou que tenha cometido os delitos. Quando questionada sobre as pós-graduações, respondeu que prefere "não afirmar nada nesse sentido".

"Eu prefiro não continuar, não afirmar nada nesse sentido. Sei o teor que diz que eu não tenho nada. Quero me resguardar nesse momento. Estou no processo de separar documentação."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP