MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Gilmar Mendes: "Paulo Guedes queria tornar palatável a CPMF"
Tributos

Gilmar Mendes: "Paulo Guedes queria tornar palatável a CPMF"

A fala de Gilmar Mendes ocorreu durante julgamento sobre a constitucionalidade das contribuições a Sebrae, Apex e ABDI após a Emenda 33/01.

Da Redação

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Atualizado às 08:51

Paulo Guedes e Gilmar Mendes

Na sessão plenária do STF desta quarta-feira, 23, o ministro Gilmar Mendes falou sobre a (re)criação da CPMF pelo ministro Paulo Guedes. Para Gilmar, Guedes pretende desonerar a folha de salários das empresas para, por outro lado, criar um tributo novo.

O julgamento em debate no plenário versava sobre a possível desoneração da folha de salário das empresas sobre a contribuição social devidas ao Sebrae, Apex e ABDI. Na tarde de ontem, porém, os ministros decidiram ser constitucional a contribuição social incidente sobre a folha de salário. 

"S.Exa [Paulo Guedes] está defendendo a criação de um novo tributo e por isso acena com a possibilidade de fazer algum tipo de alívio."

No julgamento, o ministro Gilmar Mendes, ao assentar a constitucionalidade das contribuições às terceiras entidades, questionou: como subsistirão essas instituições "que prestam um importante serviço a partir do desaparecimento do fundamento?". Para o ministro, a lei 8.029/90, ao eleger a folha de salário como base de cálculo, não ofendeu a previsão constitucional, seja na redação original, seja na reformada. 

O ministro Ricardo Lewandowski também citou Paulo Guedes durante o julgamento, ao citar a direção que o governo está tomando para combater o desemprego. Por isso, o ministro Lewandowski votou pela inexigibilidade das contribuições sociais. 

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...