MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ: Adiada decisão sobre gestão da Linha Amarela, no Rio

STJ: Adiada decisão sobre gestão da Linha Amarela, no Rio

Após voto do relator, houve pedido de vista.

Da Redação

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Atualizado às 15:49

A Corte Especial do STJ começou a julgar processo que trata da gestão da Linha Amarela, uma das principais vias expressas da capital fluminense. O município do Rio alega que o contrato de concessão foi celebrado em 1994, mas sofreu prorrogações e aditivos que teriam causado desiquilíbrio contratual grave.  

A Corte decidirá se mantém a decisão do presidente, ministro Humberto Martins, que atendeu ao pedido do município e suspendeu liminares que impediam o poder público de retomar a administração da Linha.

Na sessão desta quarta-feira, 21, S. Exa. manteve a decisão contestada pela concessionária e pela ABCR - Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Para o ministro Humberto, "contrato que quebra regras do edital, perpetuando-se no tempo, em que retirado todo o risco da concessionária, em que se recusa a prestar contas, quase que inacreditável em relação às taxas de retorno, este contrato sim representa ameaça à segurança contratual".

O presidente do Tribunal recordou que a Câmara Municipal aprovou lei complementar para a encampação pela prefeitura, em caso raro de unanimidade na Casa. E que o contrato da Linha Amarela, que inicialmente iria até 2004, passou a 2038 "e se surgir novos aditivos, pode chegar a 3ª onda, a 4ª onda da pandemia, e este contrato ainda estará em vigor".

Conforme o ministro, o contrato de concessão consiste em uma relação entre o público e o privado em regime de cooperação e "requer-se razoabilidade, transparência, equilíbrio para viabilizar contratos de longa e perpétua duração".

Após o voto do relator, o ministro João Otávio de Noronha pediu vista dos autos, para examinar a matéria "diante da complexidade da demanda".

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...