MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TST mantém decisão que assegura PLR a mais de oito mil aposentados do antigo Banespa
Justiça do Trabalho

TST mantém decisão que assegura PLR a mais de oito mil aposentados do antigo Banespa

Banco Santander teve ação rescisória julgada improcedente.

Da Redação

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Atualizado às 18:50

Publicidade
A SDI-II do TST julgou improcedente ação rescisória do Banco Santander e assegurou a mais de oito mil aposentados do antigo Banespa pagamento de participação nos lucros e resultados.

Em 1998, a AFABESP - Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Estado de São Paulo propôs ACP para receber gratificação anual, recusada pela instituição, com o pretexto de ser devida somente aos empregados da ativa. O banco perdeu em todas as instâncias, até no STF.

No ano passado, a instituição financeira ajuizou a rescisória alegando a ilegitimidade ativa da associação ré para compor o polo ativo da demanda naquele feito.

 (Imagem: TST)

(Imagem: TST)

Em sessão de julgamento nesta terça-feira, 27, por maioria de votos, prevaleceu o entendimento do relator, ministro Alexandre Agra Belmonte. S. Exa. explicou no voto que que a CF não legitima, exclusivamente, o sindicato na defesa dos interesses coletivos ou individuais na esfera trabalhista, de modo que não há o monopólio do sindicato na substituição processual.

"No caso da associação ré, a legitimidade decorre do objetivo de tutelar o direito ou interesse de ex-empregados do Banco autor ao recebimento de parcela que lhes teria sido subtraída em razão da condição de aposentados, o que se coaduna com o que consta do artigo 2º, II, do estatuto da AFABESP."

No que concerne à necessidade de autorização assemblear ou individual de cada um dos filiados à associação, para o ingresso da ACP, o relator observou que na defesa do banco ao longo de todo o processo e nas decisões proferidas pela JT não há qualquer discussão "em torno do art. 5º, XXI, da CF à luz da existência ou não de autorização expressa dos filiados para o ingresso com a ação capaz de gerar a nulidade em razão da ilegitimidade não constituída regularmente".

"Ou seja, o banco, naquele feito, não se insurgiu quanto a esta questão. Quer porque não houvesse tal debate à época, quer porque tenha negligenciado o tema. Fato é que não pode agora, apenas em sede de ação rescisória, polemizar com o que silenciou no momento oportuno."

Publicidade

Por fim, recordou que a decisão em sede de repercussão geral do STF acerca da matéria, posterior à decisão que se busca desconstituir, não têm o condão de romper com a coisa julgada, quando o ato jurídico se torna completo e acabado.

Os advogados Renato Rua de Almeida e Roberto Rosas (Rosas Advogados) atuaram pela associação.

____________

t

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...