MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Caso Tatiane Spitzner: Júri de Luis Felipe Manvailer será em Guarapuava/PR
Penal

Caso Tatiane Spitzner: Júri de Luis Felipe Manvailer será em Guarapuava/PR

A advogada foi encontrada morta após cair do 4º andar do apartamento em que morava na cidade com o marido, que responde por homicídio qualificado e feminicídio.

Da Redação

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Atualizado às 16:13

O TJ/PR negou nesta quinta-feira, 29, o pedido da defesa de Luis Felipe Manvailer para alterar o local do júri.

Aos 29 anos, a advogada Tatiane Spitzner foi morta por esganadura e jogada do prédio onde moravam, em Guarapuava, em julho de 2018. Imagens de câmeras de segurança mostram o marido da vítima, Luis Felipe Manvailer, arrastando seu corpo do elevador para dentro de casa, limpando o local e depois saindo, com outra roupa. 

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

A Justiça determinou que o julgamento de Luis Felipe ocorra em Guarapuava, na região central do Paraná, nos dias 3 e 4 de dezembro. A defesa alegava que não havia isenção para que um julgamento imparcial fosse realizado na cidade.

No entanto, para o desembargador Paulo Edison de Machado Pacheco, relator, não há fundamento no pedido de desaforamento.

"É de regra que o réu seja julgado no distrito da culpa pelos seus pares, os guarapuavanos. (...) Não entendo que o povo de Guarapuava possa ser parcial num julgamento como esse (...). Não basta a suspeita abstrata (...), se se entender assim, estamos menosprezando o cidadão guarapuavano."

A decisão do Tribunal foi unânime.

Publicidade

O advogado Gustavo Scandelari, representante da família Spitzner, afirma que a tese da defesa de Manvailer não se sustenta, uma vez que o caso ganhou ampla repercussão nacional e internacional, além de haver provas em vídeo das agressões de Manvailer, bem como o laudo comprovar que ela foi morta por asfixia dentro do apartamento.

"Os fatos ganharam ampla repercussão, por isso não há problema de falta de imparcialidade. O TJ/PR defendeu a isenção dos cidadãos de Guarapuava e lembrou, inclusive, que há um aumento no número de casos de violência contra à mulher e feminicídio e a sociedade não pode flexibilizar o tratamento desses casos e fazer de conta que não acontecem."

Recentemente, uma decisão do STJ restabeleceu a qualificadora de motivo fútil no assassinato de Tatiane Spitzner. Assim, Manvailer será julgado pelo Tribunal do Júri por homicídio com as seguintes qualificadoras: motivo fútil, meio cruel, asfixia, dificuldade de defesa da vítima e feminicídio.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...