MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Morre constitucionalista Paulo Bonavides aos 95 anos
Falecimento

Morre constitucionalista Paulo Bonavides aos 95 anos

O constitucionalista foi catedrático emérito da Faculdade de Direito da UFC - Universidade Federal do Ceará. Em sua trajetória, também recebeu a medalha Rui Barbosa, a mais alta distinção honorífica que concede a OAB.

Da Redação

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Atualizado em 4 de novembro de 2020 12:08

 (Imagem: Reprodução/Documentário Paulo Bonavides)

(Imagem: Reprodução/Documentário Paulo Bonavides)

Faleceu nesta sexta-feira, 30, o constitucionalista Paulo Bonavides aos 95 anos. O falecimento foi confirmado por sua sobrinha-neta, a deputada Federal Natália Bonavides, nas redes sociais.

 (Imagem: Twitter/Reprodução)

(Imagem: Twitter/Reprodução)

Paulo Bonavides nasceu em Patos/PB e iniciou seus estudos jurídicos, em 1943, na Faculdade Nacional de Direito, da UFRJ. Durante a graduação, também realizou curso de extensão em Sociologia Jurídica na Harvard University.

O constitucionalista foi catedrático emérito da Faculdade de Direito da UFC - Universidade Federal do Ceará. Recebeu a medalha Rui Barbosa, a mais alta distinção honorífica que concede a OAB. Também foi o fundador e presidente do Conselho Diretivo da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais.

Publicidade

No lattes de Bonavides, além dos títulos acadêmicos como a livre-docência, constam mais de 16 livros publicados, inúmeros textos em revistas e jornais dos quais é referência sobre Direito Constitucional, participação em bancas de comissões julgadoras.

Luto

O Conselho Federal da OAB decretou luto oficial por três dias. 

Em 2014, a OAB/CE homenageou Paulo Bonavides com um documentário sobre sua trajetória. Assista:

Homenagens

Ao homenagear Bonavides, o decano do STF, ministro Marco Aurélio, disse: "Mestre maior de tantos mestres":

"Paulo Bonavides, uma vida dedicada à Academia. Mestre maior de tantos mestres. A prata jamais o seduziu. Artífice do Direito na concepção técnica e humanística, sempre o tomando como a reger a vida em sociedade. Os ensinamentos ministrados são eternos."

Em seu Twitter, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou que teve a "honra de conviver com o professor (...) Inteligente, humilde e extremamente dedicado a seus alunos":

 (Imagem: Twitter/Reprodução)

(Imagem: Twitter/Reprodução)

O ministro do STF Luís Roberto Barroso rememorou a trajetória do constitucionalista:

 (Imagem: Twitter/Reprodução)

(Imagem: Twitter/Reprodução)

O ministro Dias Toffoli falou da importância do constitucionalista para o Judiciário:

"Os livros de Paulo Bonavides introduziriam no país uma série de temas que eram centrais na doutrina alemã e norte-americana, ajudando a reconstruir o constitucionalismo após 1988. Grande parte da jurisprudência constitucional do Supremo Tribunal Federal inspira-se em suas teorias. Ele foi um jurista que conseguiu concretizar a célebre expressão 'o universal pelo regional'. Paraibano de Patos, cearense da universidade federal e jurista do mundo, reconhecido por tantos títulos de doutorado honorário no exterior. O Brasil perde um grande patriota', Dias Toffoli, ministro do STF e coordenador da 'Coleção Paulo Bonavides', da Editora Forense, ao lado do professor Otavio Rodrigues."

O ministro Edson Fachin enviou nota manifestando seu pesar:

"O professor Paulo Bonavides propiciou-me lições inesquecíveis de defesa da Constituição e da legalidade constitucional em todos os colóquios e eventos nos quais juntos estivemos, especialmente na Academia Brasileira de Direito Constitucional, além de encontros no Brasil e em Portugal. Guardarei para sempre a presença intelectual de quem marcou toda uma geração de juristas como constitucionalista e como cientista político. Sua memória por certo inspirará estudantes e estudiosos do porvir. Estamos todos de luto pelo passamento do professor Paulo Bonavides, hoje e sempre Mestre de todos nós."

O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, também expressou seu pesar: 

"Paulo Bonavides foi um dos maiores constitucionalistas dos nossos tempos! Perde o Brasil um notável jurista e exemplo ético de cidadão. Tivemos vários encontros em Alagoas, oportunidade em que presidia a OAB! Permanecem suas lições e influência no campo jurídico, consagradas e ao mesmo tempo atuais, capazes de orientar os operadores do Direito nos desafios que se apresentam ao nosso país."

O AGU José Levi divulgou nota de pesar:

"O Direito Constitucional brasileiro perde um dos seus maiores expoentes. Ficam as numerosas obras e ensinamentos. Que esteja na Paz Eterna e que seus familiares tenham o conforto das melhores lembranças".

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, se manifestou sobre a perda:

"O professor Paulo Bonavides, certamente um dos maiores constitucionalistas da história do nosso país, medalha Rui Barbosa, nos deixou hoje. É uma perda irreparável de um mestre excepcional, que foi responsável, ao lado de outros grandes juristas de sua geração, pelo protagonismo do Direito Constitucional, com um papel fundamental para o Estado Democrático de Direito. A nós, cabe agradecer pela belíssima contribuição do professor Bonavides à academia, à advocacia, ao direito e ao Brasil; e honrá-lo, defendendo os princípios que pautaram sua vida e sua trajetória como jurista."

O governador do CE, Camilo Santana, lamentou o falecimento:

 (Imagem: Twitter/Reprodução)

(Imagem: Twitter/Reprodução)

 

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA