MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza suspende concessão do complexo esportivo do Ibirapuera
SP

Juíza suspende concessão do complexo esportivo do Ibirapuera

Para a magistrada, o conjunto esportivo é referência para esportistas em todo o Brasil.

Da Redação

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Atualizado às 08:40

Nesta quinta-feira, 17, em decisão liminar, a juíza de Direito Liliane Keyko Hioki, de SP, suspendeu a publicação do edital de concessão do Conjunto Esportivo Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães. O conjunto inclui o ginásio do Ibirapuera, o estádio de atletismo e o parque aquático.

Os autores da ação popular alegam que o conjunto esportivo tem enorme valor cultural para a cidade de São Paulo, tendo sido elaborado e construído para as celebrações do IV Centenário da cidade, mesma oportunidade em que foi instalado o Parque do Ibirapuera.

 (Imagem: Divulgação/Governo de SP)

(Imagem: Divulgação/Governo de SP)

Segundo eles, a negativa do tombamento causará danos imediatos e irreversíveis, já que em setembro o governo do Estado apresentou projeto de concessão do complexo, em que se prevê a demolição de aparelhos esportivos para a construção de estabelecimentos comerciais, de gastronomia e hotelaria, bem como arena multiuso.

Ao analisar o pedido de urgência, a juíza afirmou:

"O Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães é sabidamente referência de esportistas na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo e no Brasil, afinal, quantas não foram as exibições de excelência que os atletas brasileiros - e até estrangeiros - proporcionaram à população nas quadras e tatames instalados no Ginásio Mauro Pinheiro, nas piscinas do complexo aquático Caio Pompeu de Toledo e nas pistas do Estádio Ícaro de Castro Mello."

A magistrada questionou "quantos pequenos não se iniciaram em práticas esportivas desenvolvidas no Complexo e, tempos depois, transformaram-se em ídolos/heróis esportivos de tantas outras gerações seguintes, incentivando crianças, adolescentes, adultos e até idosos a seguirem carreiras esportivas e/ou praticarem esportes pelo simples bem estar".

Para Liliane, o complexo marca uma época de um estilo arquitetônico, "uma vez demolido para sempre estará perdido, guardado em simples fotos e memórias de quem por lá teve o prazer de passar".

Publicidade

A ação popular foi assinada por diversos atletas olímpicos, grandes personalidades, além de juristas, intelectuais e arquitetos e patrocinada pelos advogados Igor Sant'Anna Tamasauskas, doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP e sócio do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados e Luísa Weichert, advogada formada pela Faculdade de Direito da USP e mestranda pela mesma instituição.

Leia a decisão.

______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...