MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pesquisadores concluem que MPF usou Twitter de forma política
Pesquisa | MPF | Twitter

Pesquisadores concluem que MPF usou Twitter de forma política

A pesquisa também concluiu que a rede de conexão do MPF no Twitter está estreitamente alinhada com a extrema direita ideológica, em termos de valores e visão de mundo.

Da Redação

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Atualizado às 19:36

Os pesquisadores Rafael Rodrigues Viegas e Lucas Busani Xavier, da FGV, desenvolveram uma pesquisa para investigar o uso político do Twitter pelo MPF na Lava Jato.

Para os pesquisadores, é razoável concluir que o parquet usou sua conta no Twitter de forma política e estratégica a fim interferir na opinião pública. No estudo, concluiu-se que o uso da rede social se voltava para a autopromoção e para a defesa dos interesses corporativos dos integrantes do MPF.

 (Imagem: Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress)

Deltan Dallagnol durante coletiva da Força Tarefa da Operação Lava Jato(Imagem: Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress)

Como a pesquisa foi feita?

Os pesquisadores combinaram técnicas qualitativa e quantitativa, junto a ferramentas computacionais. Para a análise, foi extraído um banco de dados de 37.041 tweets e retuítes publicados desde o lançamento da conta em 2011.

As ferramentas utilizadas pelos pesquisadores foram:

  • Linguagem de programação Python: para o processamento dos dados extraídos e para a análise realizada;
  • Iramuteq: usado para análise de conteúdo textual;
  • Gephi: serviu como ferramenta de extração de dados do Twitter para o análise da rede social do perfil.

MPF é responsável por lutar apenas contra corrupção?

O perfil do MPF do Brasil no Twitter é o maior em número de seguidores se comparado com instituições semelhantes em outros países. Enquanto o parquet brasileiro tem 700 mil seguidores, o perfil da instituição na Inglaterra tem 30 mil, dos EUA tem 24 mil e da Argentina tem 33 mil. A média do parquet, em 10 anos, era de 10 tweets por dia.

O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a variação da atividade do MPF ao longo do tempo e em momentos específicos: os picos de tweets aconteceram "coincidentemente" quando estouraram escândalos de corrupção, envolvendo membros do PT (destaque para Mensalão e Lava Jato).

Os acadêmicos observaram que a maioria dos tweets do MPF era referente a casos de corrupção (mais de 60% dos tweets do MPF envolviam o tema da corrupção). A pesquisa questionou o fato de que o combate à corrupção é somente um dos pilares do trabalho do parquet, existindo outros como defesa do meio ambiente, saúde e educação.

Assim, concluiu-se que o Twitter tem servido como meio de transmissão de informações sobre investigações e processos judiciais relativos à luta contra corrupção, em detrimento de outras áreas igualmente relevantes.

 (Imagem: The Political Use of Twitter)

(Imagem: The Political Use of Twitter)

Modus operandi e rede de contato

Os pesquisadores mapearam as estratégias que o MPF usa em seu Twitter. Eles elencaram da seguinte forma:

  • Se autorreferenciam em tweets;
  • Usam massivamente a ferramenta de retweet;
  • Focam em assuntos específicos usando termos exatos, tais como: denunciar, eleitoral, corrupção, condenar, crime, justiça, federal, ação, processo e condenação.
  • Divulgam informações institucionais de casos nos quais atuam no STF e informações sobre o CNMP.

A pesquisa também rastreou a rede de contato do MPF e encontrou figuras importantes que se destacaram no cenário político: a deputada Carla Zambeli; o ex-juiz Sergio Moro; o perfil da Polícia Federal: "Isso faz sentido, pois o MPF supervisiona a PF e conta com ela nas operações anticorrupção", afirmaram. Além disso, registraram a rede ligada a perfis de influencers bolsonaristas.

Nesse ponto, a conclusão da pesquisa foi de que as conexões estabelecidas com instituições e atores da sociedade civil estão estreitamente alinhadas em termos de valores e visão de mundo com a extrema direita ideológica.

Uso político

A pesquisa concluiu que o uso do Twitter pelo MPF nos últimos anos pode ter tido como objetivo afetar a governabilidade no União. Os alvos preferenciais do MPF, não só em suas investigações e ações judiciais, mas também nos posts, estão ligados ao processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e para as eleições de 2018.

O modus operandi do MPF no Twitter provavelmente está relacionado a um projeto institucional de política comunicação que visa legitimar as ações do MPF e, assim, defender interesses corporativos em vista de outras instituições e da sociedade em geral, "que no período analisado resultou em um alinhamento com a extrema direita ideológica".

Leia a íntegra da pesquisa, clique aqui.

_______

*Rafael Rodrigues Viegas é doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV, São Paulo, Brasil. Seus principais tópicos de pesquisa são: controle e burocracia; recrutamento político; elites políticas e burocráticas; democracia; Política e sistema judiciário brasileiros.

*Lucas Busani Xavier é mestrando em Administração de Empresas pela FGV, São Paulo, Brasil. Sua linha de pesquisa na FGV é "Marketing" (MKT). Seus principais interesses incluem: online, comunidades; cultura de consumo; pirataria digital.

 

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...