MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ cobra TJ/SP para elevar metas de produtividade
Acervo processual

CNJ cobra TJ/SP para elevar metas de produtividade

Magistrados devem apresentar plano de trabalho, com cronograma não superior a 12 meses, para redução de seus acervos processuais.

Da Redação

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Atualizado às 18:43

A corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, intimou diversos magistrados e magistradas do TJ/SP a apresentarem plano de trabalho, com cronograma não superior a 12 meses, para redução de seus acervos processuais.

A medida, que não tem cunho disciplinar, está em linha com as diretrizes da gestão, voltada à redução de processos no Judiciário, e busca que seja atingida a meta de início de julgamento de todas as ações originárias e recursos nos Tribunais em um prazo máximo de 100 dias.

 (Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress)

Fachada do prédio do Palácio da Justiça de São Paulo, sede do TJ/SP. (Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress)

O trabalho tem por objetivo a melhoria da gestão de processos nos gabinetes de magistrados e magistradas do TJ/SP pois, como constatado pelo CNJ em inspeções e correições, há uma discrepância muito grande de tempo de julgamento entre eles.

Segundo o CNJ, em muitos desses casos, a discrepância decorre da própria gestão dos gabinetes, realizada de inúmeras maneiras, algumas muito mais eficazes e que devem ser observadas entre as boas práticas na atividade judicante.

A preocupação com a celeridade vem, por outro lado, com a necessária manutenção da qualidade na prestação jurisdicional, como entende a Corregedoria Nacional de Justiça. 

Por este motivo, com tais medidas iniciadas pelo TJ/SP, a Corregedoria Nacional quer disseminar a cultura da melhor gestão dos gabinetes pelos magistrados e magistradas, focada na triagem fina e prévia de processos, visando a aceleração das decisões nos casos análogos e, desta forma, buscando aumentar a produtividade e a redução das médias de tempo de tramitação de processos.

O trabalho se desenvolverá de forma conjunta com a Presidência e a Corregedoria-Geral do TJ/SP, que posteriormente adotarão eventuais medidas complementares.

Informações: CNJ

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...