MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CPI: Dono da Precisa diz que irmãos Miranda mentiram sobre Covaxin
Caso Covaxin

CPI: Dono da Precisa diz que irmãos Miranda mentiram sobre Covaxin

Após ter depoimento cancelado, Francisco Maximiano entregou esclarecimento por escrito em que desmente a versão apresentada pelos irmãos sobre irregularidades.

Da Redação

domingo, 4 de julho de 2021

Atualizado às 09:42

O dono da Precisa Medicamentos, o empresário Francisco Maximiano, entregou à CPI da Covid esclarecimento por escrito no qual afirma que os irmãos Miranda mentiram sobre irregularidades apontadas no contrato de compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin. "Escolham a palavra: mentira, ficção, invenção, devaneios desses senhores que vieram depor à CPI", diz o empresário. 

 (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

(Imagem: Pedro França/Agência Senado)

O documento foi apresentado após o empresário ter seu depoimento à CPI desmarcado. Junto com o documento, foi entregue uma apresentação de mais de 12 minutos na qual Maximiano apresenta cinco pontos que demonstrariam que a versão dos irmãos está equivocada.

No ponto central de sua manifestação, o empresário afirma que a "Invoice", documento que demonstraria a fatura dos serviços e que teria motivado a conversa entre os Miranda e Jair Bolsonaro, só chegou ao ministério da Saúde em 22 de março - dois dias após a conversa entre eles e o presidente, que foi no dia 20.

O servidor do ministério diz que a primeira Invoice recebida por ele, na qual percebeu erros, chegou ao ministério dia 18 - mas o dono da Precisa afirma que os documentos enviados pela sua empresa à pasta da Saúde naquele dia não incluíam este documento, e portanto o contrato não poderia ter sido tratado naquela reunião.

A defesa do executivo é patrocinada pela banca Figueiredo & Velloso Advogados Associados. O advogado Ticiano Figueiredo enviou vídeo no qual reitera que o acesso ao contrato se deu apenas dois dias após a reunião. 

 

Já a assessoria do deputado Luís Miranda reiterou que o documento do tipo Invoice contendo erro com pagamento antecipado foi enviado sim ao ministério no dia 18 de março, via Dropbox - 2 dias antes do encontro com Jair Bolsonaro.

Preço

No mesmo documento, o dono da Precisa fala sobre o preço da Covaxin, e afirma que o TCU já havia analisado a legalidade do contrato firmado pelo governo e a empresa que produz a vacina indiana, descartando a hipótese de sobrepreço. Ele explica que o valor considerado "a mais" inclui impostos, taxas e transportes - e que o valor divulgado pela imprensa de pouco mais de 1,34 dolar como custo da dose era oferecido ao mercado interno, não para exportação.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA