MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. GO: Juiz suspende extração e exportação de amianto produzido em Minaçu
Atividades de extração

GO: Juiz suspende extração e exportação de amianto produzido em Minaçu

Decisão levou em conta julgado do STF reconhecendo inconstitucional o uso do amianto.

Da Redação

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Atualizado às 13:56

O juiz Federal Bruno Teixeira de Castro, da SJ de Uruaçu/GO, determinou a suspensão imediata das atividades de extração, exploração, beneficiamento, comercialização, transporte e exportação de amianto crisotila em Minaçu. Decisão levou em conta julgado do STF reconhecendo inconstitucional o uso do amianto.

 (Imagem: Marcelo Justo/Folhapress)

Juiz suspende extração e exportação de amianto em Goiás.(Imagem: Marcelo Justo/Folhapress)

De acordo com a ACP, a empresa, uma das maiores mineradoras de amianto do mundo, exercia na cidade de Minaçu, havia mais de 40 anos, a atividade de extração e beneficiamento do amianto. No entanto, no ano de 2017, decisão do STF reconheceu expressamente a inconstitucionalidade do artigo 2º da lei 9.055/95, que permitia a extração, o beneficiamento, o transporte, a industrialização e a exportação do amianto da variedade crisotila.

Segundo o MPF, no âmbito do Estado de Goiás, foi editada a lei 20.514/19 autorizando a extração e o beneficiamento do amianto da variedade crisotila em todo o território goiano. Em razão disso, a empresa anunciou a retomada do processamento do minério em Minaçu. 

Consta nos autos que a empresa já estava explorando, desde fevereiro do mesmo ano, o amianto exposto, porém, agora, deve ser feita a retirada das camadas de terra que cobrem o mineral para que haja continuidade à exploração. Consultada, a Gerência Regional da ANM em Goiás esclareceu que não deve tomar nenhuma providência para impedir eventual atividade da Sama enquanto a lei estadual estiver produzindo regularmente seus efeitos.

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou que as instituições não podem embasar a realização de uma atividade danosa ao meio ambiente e a saúde humana com base em uma lei que contraria uma decisão proferida pelo pretório excelso em controle concentrado de constitucionalidade.

Em caso de descumprimento da decisão judicial, a Justiça Federal fixou a aplicação de multa diária no valor de cinco por cento do rendimento mensal da empresa quando em atividade.

Para Leonardo Amarante (Leonardo Amarante Advogados Associados), advogado especializado em responsabilidade civil e representante jurídico da ABREA - Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, a decisão representa o cumprimento tardio da abolição do amianto no Brasil, decretado pelo STF em 2017.

"A empresa era a única empresa brasileira em operação por força de um decreto estadual. Durante todo esse tempo, a empresa expôs seus colaboradores aos riscos do amianto. Fatais, as doenças causadas pela exposição são conhecidas por aparecerem décadas após o contato com o mineral."

Veja a decisão.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...