MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Plenário do STF julgará desconto linear em mensalidades na pandemia
Pandemia | Mensalidades

Plenário do STF julgará desconto linear em mensalidades na pandemia

O pedido de destaque de Gilmar Mendes retira os dois casos do plenário virtual e os envia para o julgamento telepresencial, sendo o julgamento reiniciado.

Da Redação

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Atualizado às 14:28

O ministro Gilmar Mendes, do STF, pediu destaque e retirou do plenário virtual duas ações que pedem a suspensão de decisões judiciais que concedem, compulsoriamente, desconto linear nas mensalidades das universidades durante a pandemia.

Durante a pandemia, vários juízes e Tribunais concederam descontos para as mensalidades: alguns de 30%, 40% ou 50%. A ministra Rosa Weber é a relatora das ações.

 (Imagem: Nelson Jr. | SCO | STF)

(Imagem: Nelson Jr. | SCO | STF)

Ações

As arguições foram ajuizadas pelo Crub - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, que representa 130 universidades, centros universitários e faculdades, e pela Anup - Associação Nacional das Universidades Particulares.

As duas entidades pedem o deferimento de medida liminar com urgência, devido ao risco decorrente dos descontos obrigatórios em mensalidades, semestralidades e anuidades escolares.

Nas iniciais, por exemplo, as instituições citam que tanto no Rio de Janeiro, quanto em Alagoas, aplicaram-se os descontos de maneira linear, "independentemente de demonstração específica de redução de custos ou da real necessidade econômico-financeira de estudantes e responsáveis".

O Conselho e a Instituição argumentam que a imposição dos descontos lineares retira das instituições de ensino superior a possibilidade de negociar com os estudantes individualmente, buscando atendê-los em suas necessidades.

Consideram ainda a medida injusta, pois o desconto compulsório pode beneficiar alguém que não teve perda de renda e ser insuficiente para outro estudante em situação de maior vulnerabilidade.

Pedido de destaque

O pedido de destaque de Gilmar Mendes retira os casos do plenário virtual e os envia para o julgamento telepresencial, sendo o julgamento reiniciado.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA