MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Desembargador suspende leilão por falta de intimação pessoal
Leilão

Desembargador suspende leilão por falta de intimação pessoal

Liminar foi concedida em favor de devedor fiduciante.

Da Redação

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Atualizado às 16:16

O desembargador Maurício Porfírio Rosa, do TJ/GO, concedeu liminar em favor de devedor fiduciante a fim de suspender leilão de imóvel e posteriores atos expropriatórios por falta de intimação pessoal para purgação da mora e realização dos leilões extrajudiciais.

 (Imagem: PxHere)

Desembargador suspende leilão por falta de intimação pessoal.(Imagem: PxHere)

Os autores ingressaram com ação contra o banco com o qual firmaram contrato de financiamento de imóvel, mas que ficaram inadimplentes em relação a algumas prestações. Diante disso, houve a consolidação da propriedade do imóvel em nome do réu, e que o bem está sendo leiloado sem a observância do dever de intimação pessoal. Após indeferido o pedido, os autores interpuseram agravo de instrumento.

O relator da matéria no TJ, desembargador Maurício Rosa, entendeu que a liminar é justificável, porque a falta de intimação pessoal acarretaria perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. O magistrado também ressaltou o alinhamento da sua decisão com o entendimento do STJ acerca de necessidade de intimação pessoal do devedor.

"A jurisprudência desta Corte Estadual, alinhada a do Superior Tribunal de Justiça, consolidou-se no sentido de ser imprescindível a intimação pessoal do devedor fiduciante a respeito da data, horário e local de realização do leilão extrajudicial, aplicando-se o entendimento às operações de financiamento imobiliário em geral, a que se referem a Lei nº 9.514/97."

Destacou, ainda, que a ausência de concessão do efeito ativo almejado poderá ocasionar a prática de atos inúteis, além de causar danos irreparáveis ou de difícil reparação aos Agravantes.

Verificados os requisitos ensejadores da medida, concedeu a liminar e determinou a suspensão dos leilões em questão.

O advogado Orlando Anzoategui Jr., da banca Anzoategui Advogados, defendeu a parte devedora.

  • Processo: 5467626.25.2021.8.09.0000

Confira a liminar.

__________

t

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.