MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Desembargador afastado por "deboche" contra promotora voltará à função
Disponibilidade

Desembargador afastado por "deboche" contra promotora voltará à função

Liminar da ministra Cármen Lúcia permitiu a suspensão do cumprimento do acórdão do CNJ.

Da Redação

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Atualizado às 09:36

O desembargador do TJ/RJ João Batista Damasceno obteve liminar no STF, concedida pela ministra Carmem Lúcia, que suspende cumprimento de acórdão proferido pelo CNJ que o condenou à pena de disponibilidade por utilizar meios disponibilizados para o exercício das funções de magistrado para criticar, por meio de deboche, membro do MP/RJ.

Para a ministra Cármen, a imediata disponibilidade do autor, sem o trânsito em julgado do acórdão condenatório, constitui antecipação da pena imposta.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Ministra Cármen Lúcia dá liminar e desembargador poderá retornar às funções.(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

O caso

Em novembro de 2018, o plenário do CNJ instaurou PAD contra o juiz do TJ/RJ João Batista Damasceno. O magistrado supostamente teria debochado de uma promotora do Estado.

Ao decidir, em setembro do corrente ano, o Conselho teria reconhecido a existência de indícios de que o magistrado utilizou meios disponibilizados para o exercício das funções com a intenção de manifestar crítica por meio de deboche contra a promotora de Justiça Fernanda Abreu Ottoni do Amaral e do MP/RJ. Ao decidir pela pena de disponibilidade, afastou o magistrado das funções.

A defesa do desembargador narra que, em 2017, o magistrado, então presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em Itaguaí, teria promovido um ciclo de palestras e que a então promotora da Infância e da Juventude teria questionado o fato de não ter sido convidada.

Ato contínuo, o desembargador a teria a convidado para participar de seminário no TJ que trataria das postulações formuladas por grupos identitários e autoridades locais para comporem as mesas de debates "como se tivessem o direito de ser convidados". Fernanda Amaral alegou que o convite foi feito com o objetivo de "debochar" dela.

O ex-procurador-Geral de Justiça do Rio Marfan Martins Vieira apresentou reclamação disciplinar contra Damasceno, com a alegação de que ele atacou a honra da promotora e do MP.

O desembargador é representado pelos advogados Ana Tereza Basílio (Basílio Advogados), Juarez Tavares, Vânia Aieta, Geraldo Prado, Júlio Matuch de Carvalho,  Murilo Matuch de Carvalho e outros.

Veja a decisão.

__________

t

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616