MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Latam não indenizará passageiros por alteração em voo
Pandemia

Latam não indenizará passageiros por alteração em voo

Viajantes foram realocados em voo e pleiteavam indenização devido à alteração de aeroporto, que gerou transtornos.

Da Redação

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Atualizado às 16:10

Passageiros que tiveram voo cancelado e foram realocados em outro, não serão indenizados por companhia aérea. Assim decidiu a 5ª turma recursal do TJ/BA, ao considerar a situação excepcional de pandemia.

 (Imagem: Pexels)

Passageiros não serão indenizados por alteração em voo. (Imagem: Pexels)

Os autores afirmam que adquiriram passagens de Porto Seguro/BA para São Paulo/SP, com pouso em Congonhas, para data especial: seriam padrinhos de casamento. No entanto, o voo de ida foi cancelado, e eles foram realocados em outro voo, com destino ao aeroporto de Guarulhos, o que gerou transtornos. Requereram, assim, reparação pelos danos morais.

O juízo de 1º grau considerou que, apesar da alteração unilateral do voo programado, ambos foram reacomodados em voo operado pela companhia no mesmo dia. Ele também destacou que a pandemia configurou situação de força maior, refletindo no cumprimento de obrigações contratuais que envolvam prestação de serviço de viagens, como foi o caso. Apesar disso, salienta que a empresa aérea cumpriu com o dever de informação, comunicando a mudança.

"A crise atual conduz a um olhar mais atento sobre as circunstâncias, eis que o cancelamento da viagem não poderia, de qualquer modo, ser imputado à ré ou a qualquer dos outros integrantes da cadeia de consumo (...). Logo, lesões a direitos de personalidade daí advindos, ainda que reconhecidos, não seriam indenizáveis por quaisquer destes, sobretudo quando não há nos autos comprovação sólida de outros desdobramentos."

Inconformados, os autores apelaram, mas o colegiado manteve a sentença impugnada, pelos seus próprios fundamentos. Considerou-se, na decisão, que a alteração foi mínima e informada com antecedência, sem comprovação de prejuízos.

  • Processo: 0003464-76.2020.8.05.0079

Leia a sentença e a ementa do acórdão.

____________

t

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA