MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Senador pede nova CPI da Covid; qual o desfecho da primeira?
Pandemia

Senador pede nova CPI da Covid; qual o desfecho da primeira?

No relatório de 2021, Bolsonaro foi acusado de nove crimes na condução da pandemia.

Da Redação

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Atualizado às 15:02

O senador Randolfe Rodrigues afirmou nesta terça-feira, 11, que protocolou no Senado um pedido para a abertura de uma nova CPI sobre a atuação do governo Federal na pandemia da Covid-19.

O parlamentar foi vice-presidente da primeira CPI. Em suas redes sociais, disse que a nova comissão seria necessária para apurar as ações e omissões do governo Bolsonaro a partir de novembro de 2021.

 (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Senador Randolfe Rodrigues pede nova CPI da Covid.(Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A CPI da Covid de 2021 terminou no final de outubro com nove crimes atribuídos ao presidente Bolsonaro.

Segundo Randolfe, a nova CPI teria como foco atraso e insuficiência na vacinação infantil; insuficiência de provisão para doses de reforço em 2022; ataques a técnicos da Anvisa e à vacinação da população adulta e infantil; a insuficiência da política de testagem; e o apagão de dados do Ministério da Saúde.

Qual foi o desfecho da primeira CPI?

Após quase seis meses de trabalho, o senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, apresentou seu relatório com 1.180 páginas.

O relator identificou 29 tipos penais e sugeriu o indiciamento de 66 pessoas, incluindo deputados, empresários, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. Foram apontados ainda crimes cometidos por duas empresas: a Precisa Medicamentos e a VTCLog. 

Renan não poupou o presidente Jair Bolsonaro, que foi acusado formalmente de ter cometido nove crimes: prevaricação; charlatanismo; epidemia com resultado morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crime de responsabilidade e crimes contra a humanidade.

Três filhos do presidente também constam no relatório: o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro. Todos são alvos de pedido de indiciamento por incitação ao crime. 

O texto foi aprovado pelos senadores.

Próximos passos

Concluídos os trabalhos da CPI em outubro de 2021, o relatório com a indicação de indiciamento do presidente fica nas mãos da PGR, que deve decidir se denuncia ou não o chefe do Executivo ao STF.

A partir então, o presidente pode ser investigado, eventualmente denunciado e, em algumas das acusações, é necessária autorização da Câmara para abertura de processo no Supremo. No caso do crime contra a humanidade, a acusação deve ser encaminhada ao TPI - Tribunal Penal Internacional.

Em novembro de 2021, a PGR pediu ao Supremo dez providências com base no relatório da CPI. O documento está sob sigilo, mas o pedido teria proposta de investigação contra autoridades com foro no Supremo e inclusão de novos elementos em casos que já tramitam no tribunal.

Dos 10 pedidos, quatro teriam sido direcionados à ministra Rosa Weber, dois para Dias Toffoli, um para Ricardo Lewandowski, um para Luís Roberto Barroso, um para Cármen Lúcia e outro para Kassio Nunes Marques.

O que é CPI?

Você sabe o que é CPI? Em abril de 2021, quando foi instalada a primeira CPI, Migalhas explicou. Relembre:

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.